Letramento Digital mostra games e ferramentas para o ensino de Matemática
Encontro desta quarta-feira (23) trouxe ideias para inspirar professores em suas aulas
Publicação:

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu o 25º encontro do período de Letramento Digital das Aulas Remotas. A fase dá ênfase para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) educacionais e destacou nesta quarta-feira, 23 de setembro, a utilização de recursos e ferramentas para a disciplina de Matemática durante as Aulas Remotas.
Letramento Digital - Aula 25 (TICs Educacionais - Matemática)
Letramento Digital - Aula 25 (TICs Educacionais - Recursos para Matemática) - Prof. Márcio Machado. Link para atestado dessa aula: http://gg.gg/atestado-aula25 Link para formulário de Tira Dúvidas (até às 22h): http://gg.gg/tira-duvidas-aula25 Crédito: TV Seduc RS
A palestra, que foi ministrada por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação, contou com a participação especial da professora e mestra em Ciência da Computação, Maidi Darli; e do professor de Matemática da Rede Estadual em Capivari do Sul, Gabriel Pinheiro. O evento trouxe dicas de aplicativos, games e ferramentas em geral que aplicam metodologias ativas.
Segundo Machado, muitas plataformas já expostas em outras aulas do Letramento podem ser usadas no ensino de Matemática, como Google Docs, Apresentações e Planilhas, mas também há muitas ferramentas de gamificação (que usam a mesma lógica de jogos) para essa disciplina. Entre elas, o professor mostrou um jogo no qual o estudante pode controlar um personagem que participa de uma corrida com obstáculos e, para continuar, precisa resolver problemas matemáticos.
A professora Maidi apresentou a ferramenta EquatIO, uma extensão do Google Chrome que possui versão paga, mas que é gratuita para professores, bastando fazer o cadastro com o e-mail educacional. É um recurso que cria facilmente equações matemáticas, fórmulas e quizzes, no qual o educador pode digitar ou desenhar os problemas matemáticos e o programa reconhece. “O desafio hoje é fazer os estudantes se engajarem, e ferramentas como esta ajudam muito”, pontua.
Machado ressalta que o objetivo, ao mostrar esses aplicativos, não é estimular que os alunos joguem em sala de aula, mas sim mostrar aos professores o que eles podem usar. “Em vez de mandar um estudante abrir a câmera e resolver um exercício, ele pode jogar um game em frente a turma no qual resolve o mesmo exercício”, exemplifica.
O professor convidado de Matemática, Gabriel Pinheiro, demonstrou alguns exemplos de ferramentas que tem utilizado durante a pandemia. Um dos aplicativos é o Geogebra, gratuito, que atende desde o nível de aprendizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental até a graduação. Docente do 6º e do 7º ano, Pinheiro conta que esta é a etapa em que o estudante tem seu primeiro contato com o plano cartesiano, e que o aplicativo dá a possibilidade de adaptar o plano, por exemplo, para que este apareça de forma mais simples para os alunos.
Outra atividade desenvolvida pelo educador foi em parceria com a professora de Religião. “Usamos um aplicativo de arquitetura para contar histórias bíblicas. Surgiram trabalhos maravilhosos, eles descobriram mais coisas do que eu sobre as funcionalidades do programa”, relata. Um dos trabalhos ilustrou a Arca de Noé, na qual o estudante precisou calcular escalas, por exemplo.
Maidi mostrou também o Khan Academy, que oferece atividades em todas as áreas, de forma gamificada e adaptativa. “Se eu vou acertando os desafios, recebo questões diferentes das que uma pessoa que errou receberá”, explica.
Letramento Digital
Em relação à formação dos professores, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no dia 27 de julho, mais uma fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. A capacitação, que segue até 2 de outubro, tem como foco o desenvolvimento das atividades dos professores nas ferramentas do Google for Education e na plataforma Google Sala de Aula.
As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS.
Aulas Remotas
Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais.