Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Letramento Digital ensina como armazenar arquivos no Google Drive

Encontro desta quarta-feira (12) mostrou o que é nuvem e quais suas vantagens

Publicação:

Cartaz do Letramento Digital
Formação faz parte da capacitação e da instrumentalização dos professores para o uso do Google Sala de Aula - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Dando continuidade ao período de Letramento Digital das Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu nesta quarta-feira, 12 de agosto, o encontro “Arquivos na nuvem – Google Drive”. A formação faz parte da capacitação e da instrumentalização dos professores para o uso do Google Sala de Aula e das ferramentas do Google for Education.

Ao longo da live, que teve duração de uma hora, o especialista e pós-doutor em Inovação Márcio Machado ensinou aos espetadores conceitos como “nuvem” e “drive”, e mostrou como armazenar arquivos no Google Drive. Segundo o docente, o termo “nuvem” é relacionado à internet desde o surgimento do sistema.

Antigamente, quando íamos definir a internet em uma imagem, usávamos a figura de uma nuvem, porque a internet não é um computador, é algo que não se pode tocar. Foi criada essa imagem de forma intuitiva, como símbolo de interface entre dois dispositivos”, relata Machado.

Enquanto, em outros tempos, as pessoas usavam disquetes para armazenar seus arquivos, o formato evoluiu para CD, depois para pendrive e, hoje, os dados, muitas vezes, ficam todos na “nuvem”, ou seja, em um servidor na internet, sem necessidade de um equipamento físico que os comporte. Além disso, a nuvem pode ser acessada pelos mais variados aparelhos eletrônicos, como computadores, celulares, notebooks e tablets.

Entre os benefícios ressaltados por Machado para o uso da nuvem, que, no caso da Google, é oferecida pela plataforma Google Drive, estão a mobilidade, a facilidade de acesso e a segurança. “Com os arquivos na nuvem, não tenho o perigo que tenho com um pendrive, que pode estragar ou se perder”, pontua. Os professores têm espaço ilimitado no Google Drive com suas contas educacionais, podendo usá-lo para armazenar e compartilhar vídeos, imagens, textos, áudios e outros tipos de arquivos com seus alunos.

No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

Secretaria da Educação