Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Letramento Digital aborda TICs educacionais na área de Ciências Humanas e Atendimento Educacional Especializado

Live foi transmitida pelo canal do Youtube TV Seduc RS na tarde desta segunda-feira (28)

Publicação:

letramento digital
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu o 27º encontro do período de Letramento Digital das Aulas Remotas. O evento, que foi o último da série de capacitações com ênfase nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) educacionais, abordou, nesta segunda-feira, 28 de setembro, sobre a utilização de recursos e ferramentas para os componentes curriculares das áreas Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia e atividades de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A palestra, que foi ministrada por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação, contou ainda com a presença das professoras Claudenir Beatriz Grizotti, da Educação Especial; Isabel Oliveira Barcelos, de Sociologia; e Miriam Regina Mundstock Carvalho, de Ensino Religioso.

Entre as ferramentas que foram abordadas durante o encontro estão: Dinâmica Educativa, pensando o Ensino Religioso, WordWall, Brasil Escola Filosofia, Pinterest, Mundo Jovem Youtube, Seja Incrível na Internet, NOAS Ensino Médio, Agência Ecclesia Lisboa, entre outros.

“As novas ferramentas tecnológicas e plataformas de ensino podem ser adaptadas facilmente a qualquer professor, aluno ou componente curricular. São ambientes virtuais que trabalham conceitos, habilidades e competências que facilitam o aprendizado”, destaca Márcio Machado.

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 27 (TICs Educacionais - Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia)

Letramento Digital - Aula 27 (TICs Educacionais - Recursos para Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia) - Prof. Márcio Machado. Link para atestado dessa aula: http://gg.gg/atestado-aula27 Link para formulário de Tira Dúvidas (até às 22h): http:/ Crédito: TV Seduc RS

Letramento Digital

Em relação à formação dos professores, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no dia 27 de julho, mais uma fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. A capacitação, que segue até 5 de outubro, tem como foco o desenvolvimento das atividades dos professores nas ferramentas do Google for Education e na plataforma Google Sala de Aula.
As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais.

 

 

 

 

 

Secretaria da Educação