Lançamento do "Escola Aberta" empolga comunidade escolar
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Mais de 1.500 pessoas entre autoridades, professores e alunos acompanharam, na manhã desta sexta-feira (08/08), no Centro de Eventos Plaza São Rafael, o lançamento do projeto Escola Aberta para a Cidadania.
A iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual da Educação, em parceria com a Unesco, consiste na abertura de 51 escolas públicas estaduais aos finais de semana com o propósito de desenvolver uma série de atividades desportivas, artísticas e socioculturais com os jovens e familiares do entorno escolar para abrandar os problemas de violências e construir uma cultura para a paz.
A abertura de lançamento do evento foi contagiante, os presentes cantaram e aplaudiram com entusiasmo as performances artísticas realizadas por três escolas integrantes do projeto e com a apresentação do hino do Escola Aberta.
Para o Secretário Estadual da Educação, José Fortunati, o projeto Escola Aberta para a Cidadania é uma resposta para todos àqueles que não acreditam na escola pública de qualidade. ?Iremos mostrar ao Brasil e ao Rio Grande o quanto é importante abrir as escolas também aos finais de semana, proporcionando uma maior inclusão social. Com isto, estaremos construindo uma sociedade mais justa e honesta?, ressaltou Fortunati. O Secretário disse, ainda, que a presença e a energia positiva de todos no evento é a clara demonstração de que a violência pode ser combatida sem o uso desta.
A representante da Unesco, Marlova Noleto, destacou que este é um projeto que já está em andamento em quatro estados brasileiros, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo e que o impacto social é enorme. ?As avaliações feitas pela Unesco nestes estados mostram que a violência e a depredação das escolas diminuem em até 70%?,destacou Marlova.
O Governador do Estado, em exercício, Antônio Hohldfeldt, destacou a importância que o Escola Aberta para a Cidadania terá, a partir desta data, para a sociedade gaúcha. Hohlfeldt colocou-se à disposição da equipe responsável pelo projeto para, junto às escolas, participar como voluntário nas atividades que ele, como professor, pode realizar. ?Esta é minha maneira, como cidadão, de contribuir para o sucesso deste projeto?, disse Holdfeldt, acrescentando que as escolas estaduais são espaços públicos e por isso pertencem aos professores, alunos e comunidades onde estão inseridas.