Estudantes da Rede Estadual representam o RS em conferência ambiental no Pará
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Como parte da política da Secretaria da Educação (Seduc) em prol da conscientização ambiental, em preparação para as ações que serão realizadas durante a COP30, seis estudantes da Rede Estadual participaram das atividades da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA).
Realizado entre os dias 2 e 3 de junho, em Belém, no Pará, o evento reuniu jovens e professores de escolas públicas e privadas, em um encontro que promove discussões sobre ecologia em conjunto com o protagonismo juvenil.
Os estudantes escolhidos para representar a educação gaúcha, vindos de diferentes regiões do Estado, também fazem parte do Conselho de Participação Estudantil (CPE), iniciativa da Seduc que incentiva a gestão democrática e oferece oportunidades para o fortalecimento de novos líderes escolares e regionais.
Por meio do CPE, jovens como Cassandra Neves, de 16 anos, puderam vivenciar uma programação de oficinas e mostras culturais, levando a perspectiva gaúcha para o centro do debate ambiental. Estudante da Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado, de São Sepé, ela foi líder estudantil em 2024 e, hoje, é líder regional da 8ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), atuando como representante juvenil das demandas escolares de toda uma região.

“A experiência aqui está sendo incrível: conhecer pessoas, desbravar realidades, buscar o conhecimento, que é a minha maior bandeira — sempre foi, sempre será. E eu acredito que tratarmos das mudanças climáticas é o que nos fará salvar o planeta, é o que tornará isso possível. E é por meio do conhecimento que nós conseguiremos realizar isso”, destaca Cassandra.
A mesma empolgação é compartilhada por Letícia Pinheiro, de 17 anos, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Aceguá, localizada a menos de cem metros da fronteira com o Uruguai, no município de Aceguá. Ela esteve presente, junto às autoridades, na cerimônia de abertura do evento.
Entre seus interesses na área ambiental está o bioma do Pampa. “É uma questão muito importante no meu local, onde eu resido, então estou aqui também para dar visibilidade ao tema, já que a conferência é o espaço essencial para expor essas questões”, reforça.
Outro estudante da comitiva da Seduc foi Alef Cainã Martins Bueno, da Escola Padre Francisco Goettler, de Jaboticaba, na região das Missões. Ele participou da plenária “Governança e Participação Infantojuvenil nas Discussões Socioambientais”, onde apresentou os detalhes sobre o funcionamento do CPE e ressaltou o papel dos jovens nas decisões ambientais.
“Cada vez que um jovem lidera um projeto de reflorestamento, cada vez que um estudante propõe uma política pública mais justa, o mundo dá um passo na direção certa. Nós somos a geração que pode, sim, frear o colapso ambiental, repensando as cidades, recuperando os rios, as florestas e reconstruindo os laços entre sociedade e natureza. E acredito: não estamos sozinhos. A força da juventude está no coletivo, na conexão que atravessa fronteiras e nos une por algo maior”, defende Alef.
A delegação foi composta ainda por Bruno Silveira da Silva, da Escola José Bonifácio, de Alegrete. A seleção dos participantes foi feita com base em produções como vídeos, redações e projetos escolares. Professores das escolas de cada estudante acompanharam o grupo, e a Seduc garantiu o subsídio com as passagens aéreas, hospedagem e alimentação para a comitiva.
Para a professora Simone Bonora Mazaro, da Escola Estadual Cláudio Antônio Benvegnú, eventos interestaduais como a IV CEIJMA auxiliam na formação dos jovens, pois expandem as possibilidades de aprendizagem.
“Enquanto professores, temos um papel muito importante, que é incentivar e guiar nossos estudantes no caminho do conhecimento. A conferência amplia o protagonismo juvenil e desenvolve a governança entre eles”, afirma. Segundo ela, os seis estudantes que participaram do evento devem se tornar multiplicadores do engajamento ambiental nas escolas do Rio Grande do Sul.
Sobre a IV CEIJMA
A programação da conferência teve como marco as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e integra as etapas previstas para a realização da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
Na etapa estadual, são escolhidas as delegações e propostas que seguem para a conferência nacional — o ponto alto do processo. Após o evento, os estudantes retornam às suas comunidades escolares para implementar os projetos e ampliar o engajamento ambiental local.