Jornada Pedagógica fala sobre o uso das Metodologias Ativas em sala de aula
Encontro dessa terça (16) contou com a presença da doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, Lívia Paim
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A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promoveu, na tarde dessa terça-feira, 16 de junho, o segundo encontro da Jornada de Atualização Pedagógica - Aulas Remotas 2020. Transmitida ao vivo, a palestra “Metodologias Ativas” tratou dos métodos e ferramentas de ensino que colocam o estudante no protagonismo do processo de aprendizagem. Até o momento, o vídeo já conta com mais de 40 mil visualizações na página do Facebook da Seduc e no canal do Youtube Seduc TV RS.
Jornada de Atualização Pedagógica - Metodologias Ativas
Jornada de Atualização Pedagógica - Metodologias Ativas Crédito: TV Seduc RS
Conduzida pela mestra e doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, Lívia Ferreira Paim da Silva, a apresentação debateu, entre outros temas, as metodologias de ensino ativas e passivas, abordagem prática de situações de aprendizagem, ferramentas digitais de apoio ao Google Sala de Aula, atividades sem uso da tecnologia e a busca pela formação de um aluno proativo, comunicativo, investigador e responsável pelo seu processo de aprendizagem.
“É preciso criar situações de aprendizagem nas quais os aprendizes possam fazer coisas, pensar e conceituar o que fazem. Construindo, desta forma, o conhecimento sobre os conteúdos adquiridos, bem como o desenvolvimento da capacidade crítica e de reflexão das práticas realizadas”, destaca a especialista.
Ainda de acordo com Lívia Paim, o uso das metodologias ativas pode ocorrer com ou sem tecnologia. “Nós podemos utilizar jogos e projetos de sala de aula envolvendo os componentes curriculares, criar atividades de economia solidária e trabalhar práticas inovadoras que incentivem o empreendedorismo e a criatividade dos estudantes. Seja como aliado do Google Sala de Aula neste momento de pandemia, como nas atividades presenciais após o retorno das aulas”, explica.
A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, destaca a importância das Metodologias Ativas no desenvolvimento das atividades de planejamento das Aulas Remotas no Rio Grande do Sul. “Este universo novo, de contato constante com as novas plataformas digitais, não pode nos paralisar. Ele tem que nos desafiar para que continuemos fazendo um bom trabalho. Eu acredito que esta é uma oportunidade para qualificar ainda mais as ações da Rede Estadual de Ensino”, afirma.
Planejamento das Aulas Remotas
O encontro desta quarta-feira, 17 de junho, que ocorre às 14h, será ministrado pela mestra em Educação e professora de Letras, Tamara Véras de Bitencourt. Na ocasião, serão abordados temas referentes ao planejamento das Aulas Remotas.
Sobre a Jornada de Atualização Pedagógica
De 15 a 19 de junho serão realizados cinco encontros que abordarão, entre outros temas, o acolhimento dos professores no ambiente virtual, habilidades socioemocionais durante a pandemia, tecnologias na educação e planejamento das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. Os webinários ocorrem sempre às 14h pela página da Seduc no Facebook e pelo canal no Youtube TV Seduc RS.
Aulas Remotas
Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula, durante os meses de junho e julho, com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.