Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Intolerância à Lactose

Dificuldade em digerir o açúcar (lactose) existente no leite e seus derivados devido à baixa ou nenhuma produção da enzima lactase pelo intestino.

          A lactose, não digerida, se acumula em quantidades excessivas no intestino sendo fermentada por bactérias e produzindo ácido láctico e gases,ocasionando sintomas como náuseas, cólicas abdominais, distensão abdominal e diarreia.

       É importante salientar a diferença entre intolerância à lactose e alergia.  A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).

Alimentos permitidos e proibidos

PERMITIDOS: Carnes em geral, leguminosas (feijão, vagem, lentilha...), arroz e cereais em geral, verduras, frutas, leite de soja e de arroz, queijo tipo tofu, pães e bolachas que não contenham leite em sua composição.

PROIBIDOS: Leite e demais derivados, preparações à base de leite (bolo,pudins, cremes, entre outros...), bolachas e biscoitos que possuem leite em sua composição.

Referências: https://www.einstein.br/noticias/noticia/intolerancia-a-lactose-cuidados-com-a-alimentacao

Secretaria da Educação