Instituto Federal de Sapucaia do Sul propõe parceria com a 27ªCRE
Publicação:

Nesta terça-feira (6), parte da manhã, a titular da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lúcia Barcelos e o coordenador-adjunto Luiz Antonio receberam os professores Roger Elias, História, Patrícia Strelöw, Suzana Trevisan, do Instituto Federal de Sapucaia do Sul, IFSUL, quando foi tratado sobre a parceria entre a 27ªCRE com o 9º ano do Fundamental das escolas do Ensino Fundamental em Sapucaia do Sul e o Instituto Federal.
Elias explicou que ainda hoje, muitos encaram o Ensino Técnico de Nível Médio com certa carga de preconceito. Disse que o Instituto apresentou este projeto no sentido de quebrar com estas barreiras para que o jovem formado no Ensino Fundamental dê continuidade nos estudos e de modo qualificado, sendo um bom profissional de nível técnico, terá bem maiores perspectivas de êxito nas demais modalidades de ensino em nível superior.
O Projeto será apresentado aos diretores de escolas na próxima sexta-feira (9), durante reunião que ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes de Vasconcelos Jardim, quando serão convidados a visitar o Instituto.
A inscrição para os alunos interessados deverá ocorrer no mês de Junho, sendo que, o Projeto estará subdividido em três eixos de um total de 20 horas, com 12 horas para o envolvimento direto com o aluno e 8 horas de planejamento das ações. Na primeira parte será apresentado o Histórico e as questões legais que baseiam a existência dos Cursos Técnicos nos Institutos Federais, bem como, um panorama do mundo do trabalho e a necessidade de formação permanente nos dias atuais. Também será feito um diagnóstico quanto às estatísticas de ingresso, permanência e êxito escolar.
Os professores relataram na reunião com a 27ªCRE que um dos maiores índices de abandono dos estudos ocorre justamente após a conclusão do 9º ano escolar e disseram que a intenção do Grupo interdisciplinar do Instituto com este Projeto é incentivar para a reversão deste quadro.