Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inscrições para o Festival de Invenção e Criatividade do Rio Grande do Sul estão abertas até 17 de outubro

Participantes devem gravar um vídeo curto de até 3 minutos mostrando atividades de aprendizagem criativa

Publicação:

111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

As inscrições para a terceira edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC) do Rio Grande do Sul estão abertas até o dia 17 de outubro. O evento, promovido pelo Programa Escolas Criativas, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), ocorre entre os dias 18 e 21 de outubro.  

PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI

PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI

Os participantes devem gravar um vídeo curto, de até 3 minutos, explicando a atividade de aprendizagem criativa a ser apresentada, publicar no YouTube e colar o link no espaço indicado no formulário de inscrição.

O vídeo deve conter um relato envolvendo atividade de aprendizagem criativa na escola (no caso do professor) ou deve mostrar uma atividade criativa sendo construída (no caso pais e estudantes) e trabalhar temas como: Sustentabilidade, Inclusão, Equidade, Recursos Hídricos e Energéticos e Mobilidade, entre outros.

Podem participar estudantes, pais, professores e gestores que tenham experiências de aprendizagens criativas e ações com experimentos científicos, montagem de materiais, receitas criativas, dobraduras, jogos, desafios, rodas, cordéis, “cantação” de histórias e mágicas, dentre outras atividades.

O que é o FIC?

O FIC é uma celebração na qual interessados têm contato com atividades inspiradas na Aprendizagem Criativa. Crianças, jovens, familiares e educadores terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída.

Escolas Criativas

O Escolas Criativas é apoiado pela Fundação LEGO através da iniciativa Tech and Play, que conecta organizações que estão impulsionando o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo.

A iniciativa busca soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica. O objetivo é fazer com que o learning through play with technology (aprendizagem pelo brincar com tecnologia) seja mais acessível para professores e alunos.

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A RBAC é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.

Núcleo Porto Alegre da RBAC

Este núcleo é uma representação da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no RS desde 2018 e tem sede no IFRS-POA, no POALab. Atualmente conta com 10 articuladores engajados na disseminação da Aprendizagem Criativa na Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste time de articuladores existem professores de diferentes níveis e de redes públicas e particulares, coordenadores da SEDUC e NTEs e alunos de mestrado.

 

Secretaria da Educação