Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Abertas as inscrições para o Enem 2017

Candidatos têm até o dia 19 de maio para confirmar participação no exame

Publicação:

Logotipo do Exame Nacional do Ensino Médio
Divulgação/Inep - Foto: Divulgação/Inep
Por Assessoria de Comunicação Social do MEC

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 devem ficar atentos ao período de inscrição, que começa segunda-feira (08/05) e vai até 19 de maio, sexta. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio do link Página do Participante.

A taxa é R$ 82 e pode ser paga até o dia 24 de maio em qualquer agência bancária, em lotéricas ou nos Correios. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, lembra que podem pleitear gratuidade os concluintes de escola pública no ensino médio, os já declarados no CadÚnico e os que se enquadram nas exigências da Lei nº 12.799 (que dispõe sobre a isenção em processos seletivos a instituições federais de ensino superior).

“Em breve teremos o hotsite Enem 2017, com o cronograma, resposta a dúvidas frequentes e tudo o que o aluno precisa saber para fazer o exame com tranquilidade e segurança”, esclareceu a presidente do Inep. “Também teremos um aplicativo e o cartão de confirmação da inscrição, no qual serão depositados o cronograma, os gabaritos, resultados, alguns alertas e outras funcionalidades”.

O cartão estará disponível para consulta e impressão na página eletrônica do Enem.

Importante

A partir deste ano, o Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio para maiores de 18 anos. Sendo assim, o Exame será utilizado exclusivamente como instrumento de acesso ao ensino superior. Com a mudança, a certificação para a conclusão do ensino médio ficará a cargo do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que já é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 

Secretaria da Educação