IEE. Professor Annes Dias recebe 06 premiações na 11ª MEP
Publicação:

O Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, participou na 11ª Edição da Mostra das Escolas de Educação Profissional apresentando oito projetos, sendo que seis foram premiados e desses três irão para a FECITEP em Porto Alegre.
A Mep aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de junho no município de Cruz Alta, Ginásio Municipal. No final da manhã do dia 26 de junho foi realizada a premiação dos projetos com 1º, 2º e 3º lugar dos eixos apresentados no evento. Durante os três dias a Mostra contou com a visita de aproximadamente 2.000 pessoas. Nela foram apresentados um total de 50 projetos de alunos do ensino médio politécnico, curso normal e educação profissional das escolas da: 3ª, 6ª, 8ª, 9ª e 24ª Coordenadoria Regional de Educação, abrangendo os municípios de: Encantado, Estrela, Tabaí, Taquari, Doutor Ricardo, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, São Vicente do Sul, São Sepé, São Francisco de Assis, Santa Maria, Ibirubá, Salto do Jacuí, Tupanciretã, Jacuizinho, Boa Vista do Cadeado, Cachoeira e Cruz Alta.
A Mostra foi criada há 10 anos pela Superintendência da Educação Profissional do RS- SUEPRO e tem o propósito de incentivar os trabalhos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica dos alunos de ensino médio, politécnico, técnico e profissional, essa ocorre em sete regiões do Estado, em núcleos formados pelas trinta Coordenadorias Regionais de Educação, sendo a 9ªCRE componente do 4ª Núcleo.
Nessa edição 30 foram os projetos premiados entre eles 1º, 2º e 3º lugar de todos os eixos, sendo 06 projetos do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, com as temáticas: No eixo Ambiente e Saúde 3º lugar com o projeto ?Identificação de riscos no ambiente escolar: intervenção no planejamento da prevenção de acidentes? dos alunos Leonardo da Costa Andrade, Juliana Ebbing dos Santos e Patrícia Cristina Hentges Stähler sob orientação do professor Luís Felipe Gonçalves dos Santos, no eixo Infraestrutura 1º lugar para o projeto ?Reutilização do vidro pulverizado de garrafas long neck em materiais de acabamento com testagem de propriedades? dos alunos Andrei dos Santos Benche, Katherine Giovana F. dos Santos e Luana Barbosa Pretto sob orientação do professor André Luís Silva da Silva e 2º lugar para o projeto ?Utilização do copo descartável e isopor em isolamento térmico? dos alunos Ana Flávia Carvalho, Camila de Fatima C. Machado e Bruno Sampaio Rodrigues sob orientação da professora Izabel Rubin Cocco, e no eixo Controle de Processos Industriais o Instituto recebeu o 1º, 2º e 3º lugar, com os projetos: ?Substituição do plástico presente na composição de embalagens para a produção de mudas pelo papelão descontaminado? das alunas Josiane de Bem Santos e Maiara Jungbeck sob orientação da professora Izabel Rubin Cocco, projeto ?Ação antioxidante do hipoclorito de sódio aplicado na conservação de alimentos e eliminação de bactérias e fungos? dos alunos Eva Maria da Silva Barbosa, Cleonice de Avila Carvalho e Rubim Robinson de Araújo Fernandes, sob orientação do professor Vilson Diehl e projeto ?Produção de inseticida natural através das propriedades das plantas: samambaia, arruda e alecrim? dos alunos Karina Regina Tolentino da Luz, Régis Ronaldo Dorneles de Ávila e Thais da Silva Oliveira sob orientação da professora Izabel Rubin Cocco.
Das seis premiações do Instituto Annes Dias, três irão para a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia FECITEP- em Porto Alegre nos dias 26,27,28 e 29 de agosto, sendo elas: Reutilização do vidro pulverizado de garrafas long neck em materiais de acabamento com testagem de propriedades; Substituição do plástico presente na composição de embalagens para a produção de mudas pelo papelão descontaminado; e o projeto Ação antioxidante do hipoclorito de sódio aplicado na conservação de alimentos e eliminação de bactérias e fungos.
Na FECITEP participarão 13 dos projetos premiados do 4ª Núcleo que envolve as cinco coordenadorias, considerando o 1º lugar de cada eixo, 2º lugar do eixo dos cursos técnicos, que tiveram o maio número de projetos na mostra; sendo eles: eixo Controle e Processos industriais, Ambiente e Saúde e eixo Gestão de Negócios, e o 2º lugar do eixo do ensino médio politécnico.