Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Governo agiliza trabalho de recuperação das escolas atingidas por temporal na Fronteira Oeste

Das 29 instituições de ensino atingidas, 13 já passam por processo de licitação para obras

Publicação:

Secretários Faisal e Salazar, Antônio Carlos Carneiro (coord. Jurídico da SOP), Diego de Lorenzi (auditor da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado -Cage), Rogerio Leal (dir. admin Seduc), Vinícius Piccini (coord. SGO), Ricardo Todeschini (coordenador das
Reunião alinhou trabalhos de recuperação feito pelas secretarias de Obras e de Educação - Foto: Lucas Nogare Peres/Seduc
Por Renato Gava

O regime de urgência dado pelo Governo do Estado para recuperação das 29 escolas estaduais atingidas pelos temporais ocorridos em dezembro, sobretudo na Fronteira Oeste, já começa a apresentar resultados. Treze instituições de ensino já estão em fase de licitação pelo Sistema Geral de Obras (SGO), na modalidade de contratação por disputa eletrônica, e deverão ter os serviços iniciados na primeira semana de fevereiro. As outras 16 escolas passaram por vistorias e as licitações estão previstas para a primeira quinzena de fevereiro.

Os secretários estaduais de Obras e Habitação, Rogério Salazar, e de Educação (Seduc), Faisal Karam, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (29), na Seduc, com o corpo técnico das duas pastas. “O governo tem feito tudo que está ao alcance para que as instituições de ensino fiquem prontas o quanto antes”, afirmou Faisal. Ele enalteceu o empenho das equipes do SOP e da Seduc para que as Ordens de Início pudessem ter sido assinadas em tempo recorde. A estimativa é que os trabalhos de recuperação custem cerca de R$ 4 milhões, a serem pagos com recursos do Salário-Educação.

Salazar destacou a agilidade do governo em responder aos desafios impostos pelo mau tempo. “Quem precisa, não pode esperar. As obras são a garantia de que as escolas iniciarão o calendário letivo de 2019 dentro da normalidade necessária”, afirmou. O secretário lembrou que “todo o investimento em educação possui grande simbolismo, ainda mais quando tratamos de reformas emergenciais”.

Participaram ainda da reunião o diretor e o adjunto do Departamento Administrativo da Seduc, Rogério Leal e Carlos Ávila; a diretora do Departamento de Obras, o coordenador do Departamento Jurídico e o coordenador estadual de Obras da Secretaria de Obras, Roberta Campani, Antônio Carlos Carneiro e Ricardo Todeschini; o auditor da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) Diego de Lorenzi; e o coordenador da SGO, Vinícius Piccini.

Secretaria da Educação