Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Formação Tribos Jovens Empreendedores está com as inscrições abertas até 15 de setembro

Projeto da ONG Parceiros Voluntários com a Seduc levará conteúdo online e gratuito sobre empreendedorismo

Publicação:

Educadores
- - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Para incentivar a inovação, a criação e o protagonismo juvenil em sala de aula, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, uma formação online e gratuita, utilizando a metodologia Tribos Jovens Empreendedores, realizada pela PV com o Sebrae RS. A ação se destina aos docentes e estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual. As inscrições estão abertas e ocorrem até 15 de setembro.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER SE VOCÊ FOR PROFESSOR

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER SE VOCÊ FOR ESTUDANTE

Por meio de atividades online, neste ano serão trabalhadas técnicas empreendedoras e educação básica financeira, que suscitarão o pensamento ético e responsável, a aprendizagem com a experiência, visão, planejamento e gestão, com o objetivo de finalizar a formação de lideranças. Isso porquê o projeto teve início em 2021 e desde então foram abordadas questões como empreendedorismo e inovação, de modo que o desenvolvimento da metodologia ocorresse de forma progressiva e complementar. A formação acontece com uma metodologia “gamificada”, para provar que aprender sobre empreendedorismo e gestão pode ser divertido.

As capacitações acontecerão por meio de atividades síncronas e assíncronas com desafios e ações práticas complementares, totalizando 16h para os estudantes, a partir de outubro. Já para os professores, a formação básica (de 8h) inicia em setembro, com a possibilidade de realização de mentoria, totalizando 30h de atividades certificadas. As vagas para educadores não estão condicionadas à participação de suas turmas de alunos, uma vez que o projeto recebe todos aqueles que tiverem interesse em qualificar seu currículo. Também há a possibilidade de indicação de alunos para orientação.

Tribos Jovens Empreendedores

Desde 2021, mais de 2 mil pessoas (educadores e estudantes) de 188 escolas públicas e privadas de 74 municípios do Rio Grande do Sul já participaram das atividades. Todos eles já têm sua vaga garantida em 2023 e receberão certificado especial indicando sua participação nessa ação que tem chancela da UNESCO.

Secretaria da Educação