Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formação da plataforma Foco Escola ocorre nesta quinta-feira (21), a partir das 9h30

Transmissão ocorre pelo canal do YouTube TV Seduc RS

Publicação:

opengraph
Crédito: - Foto: Foco Escola
Por Diego da Costa

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participa, na manhã desta quinta-feira, 21 de outubro, a partir das 9h30, da live de formação “Conheça a Foco Escola”.  A plataforma Foco Escola utiliza evidências educacionais para qualificar os planos de ação, o plano de aula do professor e a gestão de sala de aula, facilitando e aprimorando a aprendizagem dos alunos. A transmissão ocorre pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

A iniciativa visa facilitar o acesso a materiais de apoio, planos de aula e objetos digitais de aprendizagem a partir do diagnóstico do que cada escola precisa. Quando identificados avanços no desenvolvimento do aluno, a partir das indicações da plataforma, os professores recebem relatórios por e-mail destacando os resultados positivos de suas ações.

A plataforma foi desenvolvida pelo startup de dados educacionais  Por A Mais B, com o apoio do Itaú Educação e Trabalho, em 2015, e já foi utilizada por mais de 60 mil educadores em dez Estados brasileiros.

Ela já está disponível para todos os educadores da rede, basta acessar, se cadastrar e conferir. Ainda assim, para capacitar os educadores do Estado para o uso da tecnologia, a Secretaria da Educação (Seduc) oferecerá formações online, plantões de dúvidas e lives com especialistas em avaliação educacional, a fim de fomentar o uso de dados no dia a dia das instituições e tornar mais objetiva a adoção de novas práticas pedagógicas.

A Foco Escola traz evidências de aprendizagem que facilitam o trabalho de professores, apontando as habilidades que os estudantes ainda precisam desenvolver; de diretores e coordenadores, indicando o fluxo escolar, as defasagens históricas e contribuindo em estratégias contra o abandono escolar; e gestores educacionais, mostrando os recursos de que cada escola dispõe. Baseadas em dados, as políticas públicas tornam-se mais efetivas e a gestão dos recursos, mais eficiente.

Secretaria da Educação