Estudantes lançam documentário sobre bullying

Secretário Faisal Karam acompanhou o lançamento de documentário produzido por alunos da Capital

Crédito: Rodrigo Peixoto
00:00:00/00:00:00

Matéria produzida pelo Núcleo de Áudio e Vídeo da Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Su

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Diante de uma empolgada plateia formada por alunos, professores e funcionários, a escola estadual Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, recebeu autoridades e parceiros para o lançamento do documentário “Fiz-me respeitar”, na manhã desta quinta-feira, 16. A obra de 15 minutos, que aborda as relações muitas vezes conturbadas entre os jovens e o bullying, teve a produção, gravação e atuação a cargo dos alunos e equipe da instituição, com o apoio do cineasta Ricardo Fagundes do Projeto Cinema na Escola.

O secretário da educação, Faisal Karam, esteve entre as autoridades presentes na ocasião e destacou a importância da criação de um ambiente positivo dentro das escolas em nome do bem-estar da comunidade. “Vocês são inovadores, criativos e provocadores. Precisamos de exemplos marcantes como esse para que a escola se torne cada vez mais um lugar atrativo aos alunos”, afirma Karam.

A estudante do segundo ano, Ana Yasmin de Souza, 16 anos, é uma das alunas envolvidas no projeto, ela atuou no filme e comemora a oportunidade de ser a portadora de uma mensagem tão importante sobre as agressões enfrentadas dentro do ambiente escolar em todo o País. “Me senti honrada em poder colaborar para a conscientização das pessoas sobre o bullying. Muitas vezes, durante as gravações, me emocionava com a intensidade das cenas que representavam esses conflitos” explica.

O evento, ainda contou com a apresentação da principal música da trilha sonora do filme, um rap que foi composto e interpretado pelo aluno Luis Otávio Ribeiro. Ainda, a banda marcial da escola ofereceu aos presentes, precisão, disciplina e uma execução impecável de ritmos que encerraram a cerimônia.

CIPAVE e parceiros

Para oferecer apoio aos estudantes durante o intenso período da adolescência, a escola conta com a atuação do programa Cipave, que oferece uma rede de apoio que desenvolve programas focados na promoção da Cultura de Paz. Entre as principais ações executadas na escola Gomes Carneiro está o Papo de Responsa, conduzido pela Policia Civil, entidade parceira do programa.

“Foi através da Cipave que conseguimos, juntamente com o Papo de Responsa, diminuir o índice de drogas, agressões verbais e físicas”, indica a diretora da escola, Suzana Silva de Souza.

Estiveram presentes além das autoridades mencionadas a promotora Denise Casanova Vilella, pelo Ministério Público, a delegada Débora Dias, da Policia Civil, capitão Guilherme Fregapani, representando o 11º Batalhão da Brigada Militar, a coordenadora do programa Cipave da Secretaria Estadual da Educação, Patricia Sanchotene, e o vereador Moisés Barbosa, representando a Prefeitura de Porto Alegre.

O documentário teve o apoio do Ministério Público, DECA, CineSerra, Brigada Militar e Secretaria Estadual da Educação.

Documentário "Fiz-me respeitar"

00:00:00/00:00:00

Fiz Me Respeitar

Filme “Fiz-me respeitar”, realizado pelo Projeto Cinema na Escola junto à Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, que fica na Vila Ipiranga, em Porto Alegre. O filme retrata situações envolvendo bullying no ambiente escolar e estratégias possív Crédito: Ministério Público do Rio Grande do Sul