Escolas-piloto do Novo Ensino Médio iniciam elaboração dos itinerários formativos

Formação com professores ocorre até quinta (21) e trabalha temas que foram eleitos como prioritários pelos alunos

Formação das 300 escolas-piloto do Novo Ensino Médio ocorre até quinta-feira (21) no Centro de Treinamento da PROCERGS - Foto: Lucas Nogare

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está promovendo, até quinta-feira, 21 de novembro, no Auditório do Centro de Treinamento da PROCERGS, um encontro de formação com os representantes das 300 escolas-piloto do projeto de implantação do Novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul.
O evento tem o intuito de iniciar a elaboração dos itinerários formativos das instituições de ensino, bem como auxiliar na cocriação dos temas que foram eleitos como prioritários pelos estudantes de cada estabelecimento.

Os alunos escolheram assuntos de seu maior interesse dentro de 10 temáticas. São elas: sustentabilidade, tecnologias, relações interpessoais, expressão cultural, cidadania, gênero, empreendedorismo, saúde, esporte e profissões.

A partir da definição do itinerário formativo, as escolas irão gradativamente incluindo os temas na sua grade curricular. A partir do 1º ano serão cinco períodos semanais de matérias específicas, no 2º ano serão 10 períodos e no 3º ano serão 15. Cada instituição poderá aprofundar até duas áreas do conhecimento no seu currículo.

O coordenador de Políticas para a Educação Básica da Seduc, Clark Balbueno Sarmento, explicou sobre a importância da implantação do Novo Ensino Médio e da elaboração dos itinerários formativos. “É fundamental que possamos pensar numa oferta de ensino médio que baseia-se numa educação que esteja atrelada aos anseios e sonhos da nossa juventude. Além disso, estamos numa etapa que dá, além de tudo, a oportunidade do jovem escolher o processo formativo educacional que esteja de acordo com o que desperta mais o seu interesse”, destacou.

Novo Ensino Médio

A proposta surgiu como garantia de oferta de educação qualificada a todos os jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização por parte das instituições sobre as novas demandas e complexidades dos dias atuais.

Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade.

Todas as fases de preparação e planejamento visam a implementação do Novo Ensino Médio em 2020 nas Escolas-Piloto. Após período de observação e ajustes, no ano de 2022, todas as escolas de ensino médio brasileiras deverão aplicar o Novo Ensino Médio.