Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas da Rede Estadual passarão por avaliação de Leitura, Matemática e Ciências

Publicação:

e120cb6c eabb 420f ab9f 35b4a6740694
Crédito: - Foto: Bruna de Bem
Por Bruna de Bem

Cem escolas da Rede Estadual receberão nos próximos dias a avaliação do Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa), da Fundação Cesgranrio.  A avaliação ocorrerá do dia 8 ao 26 de novembro com o objetivo de verificar as habilidades e competências dos estudantes sobre três domínios cognitivos principais: Leitura, Matemática e Ciências.

A avaliação amostral consistirá em um questionário contextual dos alunos e um questionário da escola. Realizarão os estudantes com idades entre 15 anos e três meses a 16 anos e dois meses. Nesta primeira etapa, foram sorteados aproximadamente 7 mil alunos da Rede Estadual dos municípios de Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Lajeado.

O Pisa trata-se de um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele oferece informações sobre o desempenho dos estudantes em uma idade que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados sobre suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

Os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule seus programas educacionais visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.

Capacitação

Na última quinta-feira, 28, os aplicadores das provas nas escolas receberam uma capacitação, que contou com a presença da secretária da Educação, Raquel Teixeira, da coordenadora do PISA, Amanda Glasser; da coordenadora das avaliações institucionais da Seduc, Salete Albuquerque; e dos pesquisadores Leandro Lins marino e Marcela Soares de Oliveira.

A segunda etapa do Pisa iniciará em 2022, com outras 300 escolas.

Confira mais fotos

Secretaria da Educação