Escola Estadual João Belém lança jornal escolar na 8ª CRE
Publicação:

Foi realizado nesta terça-feira (1º), na sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o lançamento oficial da versão impressa do jornal Feedback, produzido por estudantes da 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, de Santa Maria, coordenado pelo professor Paulo Ricardo Pedroso. O informativo foi criado através do Projeto Educomunicação: Rádio Escola, que tem por objetivo identificar, qualificar e implementar experiências de educomunicação em escolas públicas da rede estadual de Educação Básica, na perspectiva de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem integral, além de promover o exercício da democratização da comunicação.
Para o lançamento do jornal, o professor e os estudantes trouxeram para a 8ª CRE a Rádio Escola JB FM, que promoveu uma interação com convidados e funcionários da coordenadoria, fazendo a programação ao vivo enquanto foram apresentadas fotos e vídeos da escola em uma tela de projeção no saguão. Na ocasião os estudantes visitaram os setores da CRE fazendo a distribuição de exemplares do informativo e entrevistando os funcionários para conhecer a funcionalidade do trabalho na instituição. A atividade foi finalizada com a recepção dos estudantes pela coordenadora, professora Celita da Silva, no gabinete, momento em que apresentou como é realizado o seu trabalho.
Durante os meses de abril e maio deste ano, os alunos participaram de oficinas no turno inverso das aulas ministradas pela assessora do Projeto, jornalista Vivian Jorge, quando os estudantes conheceram as principais técnicas de reportagem e entrevista, além da produção de notícias. ?As pautas foram selecionadas a partir de reuniões semanais da equipe onde cada integrante expôs suas ideias? explica Milena Martinbianco, editora-chefe do jornal, estudante da 8ª série. Conforme Milena, para a próxima edição está sendo solicitada a participação ativa dos leitores que poderão sugerir tópicos e assuntos pela página do Feedback no facebook.