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Escola de Alvorada alcança meta de 2019 no Ideb

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Ensino Fundamental
A comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Antônio Sampaio, de Alvorada (28ª Coordenadoria Regional de Educação ? CRE ? Gravataí), está comemorando o resultado do Ideb 2013. Nos anos finais, a escola obteve nota 4,1, índice que supera as metas projetadas pelo Ministério da Educação para a escola alcançar em 2019, que é de 4,0. Nos anos iniciais, os estudantes da Brigadeiro, como gostam de chamar a escola, obtiveram nota 5,2, índice que supera a projeção do MEC para 2017, que era de 5,0. A escola conta com 530 alunos, divididos em turmas de ensino fundamental e de progressão continuada. ?Estamos comemorando os novos resultados, entendendo que são fruto do esforço conjunto das escolas e suas comunidades com apoio e orientação dialogada com a Secretaria Estado de Educação (Seduc), através das CREs?, diz o diretor Fabiano Vaz. Ele explica que a escola ficou com o 1º lugar entre as escolas públicas em Alvorada nos anos finais. ?É uma conquista importante demais para nossa pequena escola. Em 2005 nosso IDEB foi de 2,1 para os anos finais, a última colocação em Alvorada?, ressalta. Nos anos iniciais, houve um salto de 0,7 ponto, passando do 20º lugar para o 7º entre todas as escolas públicas do município. Fabiano Vaz está à frente da gestão escolar na Brigadeiro Antônio Sampaio desde 2007. Entre 2000 e 2007, atuou como professor e acompanhou a evolução gradativa da escola da região metropolitana no Ideb. Ele conta que os resultados insatisfatórios de 2005 fizeram com que a escola passasse a trabalhar de forma simultânea nos dois aspectos que compõem o Ideb: a aprendizagem dos alunos e a taxa de rendimento. Em relação à aprendizagem, equipe diretiva e professores construíram um novo currículo e novas formas de avaliar os estudantes. ?Passamos a acompanhar os alunos mais de perto, incrementamos atendimento em laboratório e atendimento individualizado, com um currículo mais próximo da realidade do aluno e conteúdos voltados para questões práticas, mais relacionadas com o mundo, um currículo menos engessado?, explica o gestor. Vaz destaca que a avaliação também mudou. Os professores cada vez mais avaliam o dia a dia do estudante, de forma contínua, analisando o estudante em toda sua potencialidade e de forma subjetiva, menos prova e com aspectos qualitativos. ?A escola valoriza o conhecimento que o aluno demonstra?, resume. O diretor também frisa que a infraestrutura da escola ? dos recursos humanos às instalações e equipamentos ? melhorou. Vaz lembra que a escola conta com maior apoio da Secretaria da Educação e da 28ª CRE. ?Temos mais RH para atender e espaços como a biblioteca, por exemplo, passaram a ficar abertos, à disposição da escola, professores e alunos?.
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