Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola da 20ª CRE vence concurso de Educação Fiscal

Instituição de Boa Vista das Missões fez projeto que ensina alunos a função social dos impostos

Publicação:

Foto de Gabriela com sua filha, mostrando o livro "Educação fiscal - Aprendendo a ser cidadão".
A ideia do projeto veio de uma interação de Gabriela (à esquerda) com sua filha - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Escola Estadual de Ensino Médio Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões, ficou em primeiro lugar no concurso estadual “Professores pensam a transversalidade na Educação Fiscal”. A instituição de ensino, localizada na região de abrangência da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), venceu na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais com o projeto “É por minha conta”, de autoria da professora e coordenadora pedagógica Gabriela Cornelli dos Santos.

O projeto tem como objetivo ensinar aos alunos do 4º e do 5º ano a função social do tributo, por meio da observação da fatura de energia elétrica, de maneira que possa capacitar os estudantes a terem autonomia para ler e compreender boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana. Além disso, o trabalho se propõe a auxiliar os educandos e suas famílias a diminuírem o consumo de eletricidade, e consequentemente, contribuírem com o orçamento familiar.

O “É por minha conta” será colocada em prática quando as aulas presenciais retornarem. O projeto envolverá seis aulas expositivas na disciplina de Produções Interativas, ministrada pela professora Clair Ludke e coordenada por Gabriela Cornelli dos Santos.

Gabriela conta que a inspiração para a elaboração do projeto veio de uma interação com sua filha, aluna do 5º ano, que estava sentindo dificuldades em entender a conta de luz. “Eu comecei a explicar para ela e percebi seu interesse pelo assunto, aí surgiu a ideia de trabalhar a cidadania dos alunos das séries iniciais sobre o tributo”, relata.

O concurso estadual “Professores pensam a transversalidade na educação fiscal” faz parte das ações do Programa de Integração Tributária (PIT), desenvolvido pela Divisão de Promoção e Educação Tributária da Receita Estadual (DPET), e da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Como prêmio, Gabriela receberá um celular iPhone doado pela Receita Federal do Brasil. Devido à pandemia, não haverá cerimônia de solenidade.

Segundo o coordenador da 20ª CRE, Marcos Hivan Petter Machado, a execução do “É Por Minha Conta” beneficiará não apenas os alunos da Lucila Nogueira, como toda a comunidade escolar. “É um trabalho incrível que refletirá na vida dos alunos participantes e de suas famílias”, destaca.

Machado enfatiza, ainda, que a escola conta com uma equipe de gestores e educadores “muito pró-ativos, empenhados e criativos”, que sempre promovem a cidadania em suas ações. “Nós da 20ª CRE, apoiamos e incentivamos toda ação que valorize o educador e o educando e ficamos extremamente contentes com a colocação da escola no concurso estadual, o que colabora com o destaque merecido da instituição”, pontua o coordenador.

Secretaria da Educação