Escola da 17ª vence etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar
EEEB João XXIII, de Campina das Missões, inscreveu projeto de criação de jogos digitais por alunos
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A Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, de Campina das Missões, abrangida pela 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020. A instituição de ensino inscreveu o projeto “Jogos Educativos – Uma oportunidade em tempos de pandemia”, no qual estudantes do curso técnico de Informática criaram três jogos digitais, abordando temas ligados a matemática, interpretação de texto e reciclagem.
A João XXIII liderou a lista dos três primeiros colocados, entre 99 escolas registradas como aptas a concorrer. Destas, 38 são estaduais e 61 são municipais. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Izabel, de Candiota, que inscreveu o projeto “Germinar – Cultivando sonhos, colhendo conhecimento”. Já a terceira colocação foi para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Farroupilha, com o projeto “Educar: a arte de se reinventar”.
As instituições de ensino foram avaliadas por uma comissão composta pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Estadual de Educação (CEEd) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). Todos os 99 projetos inscritos cumpriram com os objetivos previstos nesta edição do Prêmio Gestão Escolar, de apresentar experiências de gestão escolar que, diante do imponderável, conseguiram dar continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período da pandemia, de forma inovadora, com uma gestão competente, participativa e colaborativa.
Os três primeiros colocados da etapa estadual são premiados com vagas no curso de Especialização da Univesp, para a equipe escolar. A João XXIII, que ficou em 1º lugar, concorrerá na etapa regional, competindo com as escolas vencedoras do Paraná e de Santa Catarina. Nesta quinta-feira (5), foi realizada a entrevista desta etapa, entre a equipe participante do projeto na instituição e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Ministério da Educação, da Cooperação Técnica Ibero-Americana, da Univesp e da Unesco. Desta etapa, são selecionadas as cinco finalistas (uma de cada região), que concorrem na etapa nacional.
Segundo a diretora da escola, Solange Knebel, a cada ano o professor de Informática lança um desafio para sua turma: pesquisar junto a outros alunos e comunidade da cidade sobre temas importantes que aquela sociedade precisa ter mais conhecimento. Neste ano, os estudantes selecionaram três assuntos – matemática, interpretação de texto e reciclagem. Cada temática serviu de inspiração para a elaboração de um jogo. Das áreas de matemática e interpretação de texto, foram criados jogos de lógica (o Jogo dos Quinze e o Jogo da Senha), enquanto a área de reciclagem se tornou um jogo para que as pessoas entendam a dinâmica da coleta seletiva do lixo (o Jogo de Reciclagem).
Por enquanto, os três jogos só podem ser usados no computador, mas os alunos trabalham na adaptação deles para app de celular. A ideia é que o material seja disponibilizado para toda a comunidade escolar. Onze alunos tiveram envolvimento direto na criação dos jogos, supervisionados pelo professor de Informática Mauri José Klein e pelas professoras de Matemática.
Solange conta que a instituição de ensino nunca havia participado do Prêmio Gestão Escolar, e que a premiação na etapa estadual foi uma surpresa. Para ela, a metodologia ativa utilizada na elaboração dos jogos traz muitos benefícios. “A metodologia ativa traz o benefício pessoal de os alunos verem o trabalho realizado e verem que, das ideias deles, é possível concretizar ações. Isso é tudo para o enriquecimento pessoal do aluno: agora eles veem como é importante fazer parte de todas as etapas de um projeto, pelo bem do desenvolvimento de um trabalho que melhora a vida de toda a comunidade”, destaca a diretora.
A coordenadora da 17ª CRE, Beatriz Santina Cancian Milbradt, elogia todas as escolas da abrangência que participaram da edição do Prêmio Gestão Escolar 2020 com seus projetos inovadores, especialmente a João XXIII, pela merecida conquista. “Em meio aos desafios da pandemia, os professores e equipes gestoras têm buscado soluções para dar continuidade à aprendizagem dos estudantes, com práticas comprometidas, inovadoras, e trabalho em equipe”, ressalta.
Premiação
As 27 escolas selecionadas como “Referência Estadual” de cada estado receberão, cada uma, premiação em dinheiro de R$ 5 mil, além de seis vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
As cinco escolas finalistas selecionadas como “Referência Regional” receberão, cada uma, premiação em dinheiro de R$ 10 mil, bem como vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Univesp.
A escola selecionada como “Referência Nacional” receberá premiação em dinheiro de R$ 30 mil além das vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Univesp.
Prêmio Gestão Escolar
O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas.
O prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.