Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Equipe da 2ª CRE faz formação sobre inteligência emocional

Curso tem como foco o desenvolvimento de soft skills, como empatia, flexibilidade e criatividade

Publicação:

Foto feita durante a capacitação
Capacitação ocorreu no Colégio Visconde, em São Leopoldo, com a observância de todos os protocolos sanitários - Foto: Seduc

Nesta quinta-feira, 22 de outubro, 24 integrantes da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram de uma formação sobre desenvolvimento humano e inteligência emocional fornecida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A capacitação ocorreu no Colégio Visconde, em São Leopoldo, com a observância de todos os protocolos sanitários.

O curso tem a duração de 16 horas (oito presenciais e oito à distância) e é ministrado pela especialista em inteligência emocional Cristine Pasa. Entre os assuntos abordados estão as principais emoções humanas e o desenvolvimento de habilidades para melhorar as relações no trabalho e na vida.

As chamadas “soft skills” estão entre as mais requisitadas quando se trata de recursos humanos, segundo Cristine. Entre as soft skills mais desejadas no trabalho estão a empatia, a flexibilidade, a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe.

Um aspecto importante para o desenvolvimento humano é o reconhecimento e a validação das diferentes emoções. “Fomos ensinados, desde crianças, que é feio sentir raiva ou medo, por exemplo, e isso faz com que não tenhamos sequer vocabulário para expressarmos o que sentimos”, alerta a especialista, que defende a inclusão da inteligência emocional nos currículos escolares.

Para a coordenadora da 2ª CRE, Ileane Bravo, a formação é uma oportunidade para a qualificação do trabalho. “A educação só acontece a partir de uma rede complexa e sistêmica de relações humanas”, pontua.

Secretaria da Educação