Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Energia sustentável nas escolas da rede estadual

Instituições técnicas agrícolas estão recebendo a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica

Publicação:

Sistema de energia solar na Escola Técnica Agrícola Achilino de Santis (Santo Antônio das Missões)
Sistema de energia solar na Escola Técnica Agrícola Achilino de Santis (Santo Antônio das Missões) - Foto: Divulgação
Por Bruna de Bem

Representando menor gasto de recursos naturais, sustentabilidade e redução de custos, um moderno sistema de energia solar fotovoltaica já faz parte da realidade de algumas escolas técnicas agrícolas da rede estadual. O investimento integra uma verba total de R$ 30 milhões, oriunda de emenda parlamentar da bancada federal gaúcha, e que foi destinada a esse tipo de escola, por meio da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), para aquisição de maquinários e qualificação do ensino.

O sistema que é responsável por captar a energia solar (através de painéis) e em convertê-la em energia elétrica, é sinônimo de geração de energia renovável e limpa, e será usado para abastecer as escolas. Para o diretor-superintendente da Suepro, Frederico Guedes, a aquisição representa avanços na utilização de tecnologias em prol da inovação sustentável e responsável. “Certamente essa atitude será revertida em benefícios para a gestão da instituição de ensino contemplada e da comunidade escolar”, salientou.

Placas de energia solar fotovoltaica instaladas na Escola Guaramano (Guarani das Missões)
Placas de energia solar fotovoltaica instaladas na Escola Guaramano (Guarani das Missões) - Foto: Divulgação

Escolas já usufruem de energia fotovoltaica

Ao todo, 15 escolas técnicas agrícolas da rede estadual receberão o kit completo de energia solar. Algumas delas já receberam o equipamento e estão começando a usufruir de seus benefícios, como é o caso da Escola Guaramano, de Guarani das Missões, Achilino de Santis (Santo Antônio das Missões), Escola Encruzilhada (Maçambará), IIldefonso Simões Lopes (Osório), Escola Daniel de Oliveira Paiva (Cachoeirinha) e Escola Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão. 

Novas aquisições

O investimento de R$ 30 milhões oriundo de emenda parlamentar ainda irá fornecer novos equipamentos como caminhões baú, enfardadeiras, estufas agrícolas, semeadeiras, caminhonetes, plantadeiras, entre outros. No mês de maio, dezenas de tratores foram entregues em solenidade que ocorreu na Seduc. Esses equipamentos serão destinados para 25 Escolas Técnicas Agrícolas e duas de agronegócio da rede estadual, beneficiando mais de 5 mil estudantes.

Secretaria da Educação