Encerramento do projeto UCA envolve troca de experiências entre alunos
Publicação:

Alunos das escolas estaduais de Santo Ângelo, Panambi e Ijuí reuniram-se nesta semana para avaliar e finalizar o desenvolvimento do projeto UCA (Um computador por aluno). Com coordenação de representantes do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS) Bruno Speber e Maria Inês Hocevar e com o apoio de representantes do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) da 36ª CRE/NTE, Elaine Mai, Eveline de Souza Eberle e Maristela Brizi, da 14ª CRE/NTE Aline Madrid, e SMEC de Panambi os alunos realizaram apresentações de trabalhos, relatando práticas utilizadas nas salas de aula com o uso de softwares.
A atividade promoveu socialização de práticas pedagógicas relevantes, realizadas neste percurso, como relato apresentado da E.E.E.F. Osvaldo Aranha. Desde o ano 2010, os alunos utilizam laptops, colocados nas escolas pelo governo, para realizarem suas práticas em sala de aula e nas tarefas de casa, além de manterem um projeto de intercâmbio com escolas do Uruguai e Argentina. Outro trabalho foi o da E.E.E.F. Madre Catarina Lépori, com o projeto Kivu, que mantém intercâmbio Brasil e Ruanda.
O investimento em ferramentas tecnológicas e Formação Continuada têm sido uma política veemente tanto por parte do Governo Federal quanto Estadual. O Programa Província de São Pedro, com o projeto Um Computador por Aluno e Professor, está sendo implementado nas escolas públicas na Zona de Fronteira com o Uruguai e nos Territórios da Paz, bem como dando continuidade às escolas estaduais que faziam parte do Projeto UCA.