Educação Profissional oferece 9,5 mil vagas para o segundo semestre de 2023
As inscrições seguem até 25 de junho pelo site da Seduc. Os cursos oferecidos pelo Estado são 100% gratuitos.
Publicação:
Por Diego da Costa
A Educação Profissional da Rede Estadual possui 157 escolas por todo o RS, dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente, são ofertados 63 cursos técnicos de nível médio para mais de 25 mil estudantes. Para o segundo semestre do ano letivo de 2023, estão sendo oferecidas 9,5 mil vagas divididas em 11 eixos tecnológicos. Os cursos oferecidos pelo Estado são 100% gratuitos. As inscrições para os cursos seguem até o dia 25 de junho e devem ser feitas pelo site da Seduc. Confira a lista completa dos cursos técnicos aqui.
Para acessar as vagas disponíveis, basta clicar na aba Serviços e Informações e entrar no ícone Chamada Pública Escolar. Depois, selecione a opção Realização de pré-matrícula e inscrição. As orientações, o link para se inscrever e os editais dos cursos estarão disponíveis.
Entre 1º e 4 de julho ocorrerá o sorteio ou a prova, conforme o edital da escola estadual pretendida pelo estudante. O sorteio ocorre nos casos em que o número de inscritos é maior do que as vagas disponíveis em uma determinada instituição de ensino.
De 17 a 21 de julho será feita a efetivação da matrícula de forma presencial nas instituições de ensino. Por último, no dia 1º de agosto, começam as aulas do segundo semestre.
Eixos tecnológicos
Os eixos tecnológicos são divididos em 11 áreas do conhecimento. São eles: Ambiente e Saúde; Segurança; Controle e Processos Industriais; Gestão de Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial e Recursos Naturais.
Os cursos podem ser desenvolvidos nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica, ou seja, o aluno o aluno pode ingressar em um curso técnico quando concluir o Ensino Fundamental (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio), enquanto cursa o Ensino Médio (concomitante ao Ensino Médio) ou após a conclusão do Ensino Médio (subsequente).