Edição 2020 do Crie o Impossível inspira milhares de estudantes da Rede Pública

Evento foi transmitido nessa quinta-feira, 30 de julho, pelo canal do Youtube da ONG Embaixadores da Educação

Estúdio montado em São Paulo comandou as apresentações que ocorrem de forma totalmente on-line
Estúdio montado em São Paulo comandou as apresentações que ocorreram de forma totalmente on-line - Foto: ONG Embaixadores da Educação

Com mais de 30 mil inscritos e mais de 66 mil visualizações no canal do Youtube da ONG Embaixadores da Educação, a terceira edição do evento Crie o Impossível, feita de forma totalmente on-line devido à pandemia, trouxe diversos depoimentos inspiradores e histórias de sucesso de ex-alunos da rede pública. A ação teve o intuito de promover a transformação social através do empoderamento juvenil.

O evento, realizado pela ONG Embaixadores da Educação, em parceria com o Sebrae e a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul, ocorreu na tarde desta quinta-feira, 30 de julho.

Entre as principais atrações do encontro, que mobilizou estudantes de todo o País, estiveram o rapper Emicida; o ator Babu Santana; o produtor KondZilla; o ator Lázaro Ramos; a executiva do Google, Lisiane Lemos; a médica e vencedora do BBB 20, Thelma Assis; o ativista Rene Silva; o triatleta Thiago Vinhal; o empreendedor e fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; a filósofa e feminista, Djamila Ribeiro; e a empreendedora social, Polyane Costa.

Ao longo do encontro on-line, também foram lançados desafios e projetos em que os alunos tiveram a oportunidade de concorrer a bolsas de estudos, intercâmbio e outros prêmios.

Histórias de sucesso

A bailarina, médica e vencedora do BBB 2020, Thelma Assis, contou que, ao longo da vida, passou por diversas dificuldades. Entretanto, de acordo com ela, mantendo o foco e a dedicação, é possível superar todas as adversidades.

“Quando decidi que queria ser médica, eu ouvi um grupo de meninas conversando. Elas diziam que para passar no vestibular, no curso que eu queria, era necessário estudar nos melhores colégios de São Paulo. Eu pensei: como eu conseguiria? Estudei na escola pública, onde muitas vezes ficávamos sem aula e faltavam professores. No início, eu chorei. Depois, ergui a cabeça, me dediquei, mantive o foco e me superei. Acabei ganhando uma bolsa de estudos integral. Não desistam dos seus sonhos, amanhã podem ser vocês na linha de frente da sociedade”, destacou a ex-BBB Thelma Assis.

A executiva do Google, Lisiane Lemos, deu conselhos sobre como preparar-se e superar os desafios diários. “A minha primeira dica é: conhecimento ninguém tira. Quando eu era criança, eu era rata de biblioteca. Adorava passar horas lendo. Eu comprava um livro barato, ia num sebo de livros e trocava por outro. Assim eu construí meu conhecimento e encontrei meu diferencial. É preciso buscar aquilo que ninguém sabe. Aquele nicho que ninguém encontrou”, revelou.

O rapper Emicida contou que quando iniciou no Rap, não tinha toda a preparação necessária para subir no palco. Entretanto, quando passou a acreditar em si, conseguiu desenvolver o seu talento. “A primeira vez que subi no palco, não saiu nada. Fui embora para a casa achando que eu era uma farsa, um impostor. No segundo dia, eu fiquei nervoso. Só que de repente eu comecei a falar umas palavras que vinham na minha cabeça. Aí eu vi que aquilo rimava e as brincadeiras que eu fazia me ajudavam a cantar. A partir daquele dia tudo mudou. É preciso antes de tudo acreditar em si”, relembrou.

Sobre o Crie o Impossível

O Crie o Impossível é um projeto da ONG Embaixadores da Educação criado em 2013 e composto por ex-alunos de escolas públicas que frequentaram o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae em Minas Gerais.

A ONG foi criada quando o grupo estava no terceiro ano do Ensino Médio e, ao participarem do projeto do Sebrae, começaram a questionar como os outros colegas poderiam ter as mesmas oportunidades.  Nasceu, então, a Embaixadores da Educação para oportunizar a outros jovens o acesso a uma educação empreendedora, protagonista e empoderada.

A ONG tem mais de 400 voluntários e com suas ações já impactaram mais de 15 mil estudantes.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).