Divulgada a lista dos estudantes pré-selecionados para a etapa estadual do Parlamento Jovem Brasileiro 2020

cre
Crédito: - Foto: Parlamento Jovem Brasileiro

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está divulgando a lista dos 20 estudantes gaúchos que foram pré-selecionados para participar da etapa estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020 (PJB). Os participantes, que tem entre 16 e 22 anos e estão no Ensino Médio, irão vivenciar, bem como desempenhar, o trabalho de um deputado federal por meio de debates e votações dentro da Câmara dos Deputados. Em função da pandemia, o calendário foi alterado e a simulação, que ocorre anualmente em Brasília, será realizada em 2021 ainda sem definição de data.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA DIVULGAÇÃO DA LISTA COM AS ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS

Os pré-selecionados foram: Maria Luísa Trevisan, Laura Griesang Sant'anna, Matheus dos Santos Farias, Robert Leonardo Petty Cardoso, Ágatha Cardoso de Almeida, Gabriela Festugato Maranhão, Lucas Tedesco, Henrique Soares Ribeiro Sant´anna de Oliveira, Eduardo José Menegotto, Clara Adriana Burghardt, Fabiana Sulzbacher Damian, Jeferson Scheibler, Valentina Marina, Yuri Trindade de Lucena, Nadine Lorini Formiga, Esther Petry Rovadoschi, Luís Henrique Migliorini Pasche, João Pedro de Oliveira Alves, Mariana Kessler Gomes Rodrigues e João Victor Timbola.

Pré-seleção Estadual

Os estudantes listados na pré-seleção estadual, organizada pela Coordenação Estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, devem apresentar/enviar seus comprovantes de matrícula ou documento equivalente entre os dias 31 de julho e 9 de agosto para o endereço eja-cga@seduc.rs.gov.br.

O não envio do comprovante de matrícula acarretará substituição do estudante pré-selecionado.

A Coordenação Estadual do PJB entrará em contato com os estudantes pré-selecionados pelos canais de contato informados no ato da sua inscrição, entre os dias 3 e 7 de agosto.

Confira o calendário

06 a 31 de julho - pré-seleção estadual

10 de Agosto - resultado da pré-seleção PJB 2020

17 de agosto a 04 de setembro - seleção final, na Câmara dos Deputados

18 de setembro - resultado final, lista 78 jovens deputados PJB 2020

As etapas seguintes ainda não têm datas definidas, mas as intenções iniciais são:

Outubro e novembro: preparação a distância dos selecionados + início da Jornada Parlamentar Virtual

2021, em data ainda a definir: simulação em Brasília.

Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e di­rigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo do Parlamento Jovem é propiciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar durante uma semana em Brasília, de uma simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exer­cício de mandato como Deputado Jovem.

É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre política, de­mocracia e Poder Legislativo. Além disso, proporciona o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.