Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Desafio HackaTchê na Expofavela RS divulga lista das cinco equipes finalistas da competição

Selecionados irão participar de maratona de imersão durante a feira de inovação e empreendedorismo social

Publicação:

Card em tons laranjas. No centro da imagem, está escrito o título "Desafio Hackatchê 2024", junto com a ilustração fototrealista de um foguete alaranjado.
-

O Desafio HackaTchê, maratona de soluções tecnológicas da Secretaria da Educação (Seduc) voltada aos estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual, divulgou a lista das cinco equipes finalistas que irão participar da competição na ExpoFavela RS. A feira de negócios e empreendedorismo social, que busca reunir investidores com projetos criados nas periferias, será realizada no centro de eventos da PUCRS, em Porto Alegre, entre os dias 28 e 29 de novembro.

Os grupos selecionados para o HackaTchê participarão de uma imersão dentro da programação do evento. As escolas escolhidas estão localizadas nos territórios abrangidos pelo RS COMunidade, programa do governo do Estado que auxilia para o desenvolvimento de regiões que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica.

Cada equipe é composta por três estudantes, acompanhados por um professor. Eles apresentarão propostas que lidam com problemas reais das comunidades em que vivem, usando ferramentas tecnológicas, que envolvem aplicativos, sistemas ou serviços digitais.

Conheça as equipes das escolas finalistas

28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)

Equipe Bem Cuidado
Colégio Estadual Érico Veríssimo, de Alvorada

Integrantes
Caroline Strohr Colares
Ana Luiza Barnaske Lima
Nathale Oliveira Silva

Professora
Anelise Thiesen

27ª CRE

Equipe Coleta Inteligente
Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, de Canoas

Integrantes
Elizabeth Carolina Pereira Pedro
Giovana Borges de Morais
Lucas Esses Ferrão

Professora
Nilvane Porcellis Alves

--

Equipe EscolarGo
Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, de Canoas

Integrantes
Bianca Renata Silva dos Santos
Camile Silva de Oliveira
Felicia Antonella Toledo Rodriguez

Professora
Nilvane Porcellis Alves

--

Equipe CrescerEco
Escola Estadual de Ensino Médio Professora Margot Terezinha Noal Giacomazzi, de Canoas

Integrantes
Erick Carvalho Vasconcellos
Maria Luiza Terra Alves
Gustavo de Fraga Lima

Professor
Cristian Eduardo Quadra da Rosa

1ª CRE

Equipe Irmandade Conectada
Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Rocha, de Porto Alegre

Integrantes
Hagda Hyundai Oliveira do Nascimento Oliveira
Eduarda Silveira Schneider
Hemilly da Silva

Professora
Lisiane Panasink Saldanha

Ao longo da ExpoFavela RS, as equipes participarão de atividades de orientação, tendo acesso a mentores e palestrantes que irão compartilhar experiências e conhecimentos. As propostas dos estudantes tiveram que abordar ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No final da competição, os cinco grupos serão avaliados por uma banca examinadora, formada por representantes da Seduc e por profissionais da área de tecnologia e inovação.

Os três melhores colocados serão premiados. O primeiro lugar ganhará uma viagem para conhecer a sede da Google, na Califórnia (EUA), incluindo cobertura de transporte, hospedagem e alimentação.

O segundo colocado também receberá transporte, hospedagem e alimentação para visitar a sede nacional da Google em São Paulo. Já o terceiro lugar receberá ingressos, transporte e alimentação para os três dias do South Summit Brasil 2025, programado para ocorrer de 9 a 11 de abril em Porto Alegre.

1° Lugar - Viagem para a Sede da Google na Califórnia (2025)
2º Lugar - Viagem para Google em São Paulo (2025)
3º Lugar - Ingresso para os 3 dias de South Summit Brasil 2025

Expo Favela RS

A Expo Favela é um evento organizado pela sociedade Favela Holding, com apoio da Central Única de Favelas (Cufa), que tem como objetivo garantir visibilidade às iniciativas que nasceram em comunidades periféricas.

Expositores dos mais diversos segmentos apresentam suas criações em um ambiente que favorece a geração de novas oportunidades de negócios e interações. A programação inclui palestras, workshops, debates, mentorias e shows, além de outras ações realizadas por moradores de favelas de todo o Brasil.

O Rio Grande do Sul é o único estado que tem promovido atividades com estudantes em todas as edições estaduais da Expo Favela. A feira estava marcada para ocorrer em junho, na orla do Guaíba, mas foi adiada e transferida de local devido às enchentes e inundações de maio.

Secretaria da Educação