‘Depois que tudo isso passar’: 36ª CRE (Ijuí) promove II Salão Artístico Estudantil

Mostra iniciou no ano passado
Mostra iniciou no ano passado - Foto: Divulgação
Por Bruna de Bem

A 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Ijuí, está promovendo o II Salão Artístico Estudantil. Trata-se de uma exposição de telas produzidas pelos estudantes das 12 cidades de abrangência da CRE. Podem participar alunos das redes municipal e privada, além de estudantes da rede estadual. Os desenhos serão recebidos até o dia 30 de setembro e devem conter a temática ‘Depois que tudo isso passar’, expressando a visão do autor sobre o atual momento pandêmico e expectativas de como será a vida da sociedade após a pandemia.

A coordenadora da 36ª CRE, Eveline Eberle, conta que a notícia do novo salão artístico já se espalhou por toda a região e acredita que a iniciativa será um grande sucesso. “Foram feitas reuniões online com as secretarias de educação dos municípios de abrangência da CRE, além de visitas a algumas prefeituras, com o intuito de que muitas escolas participem do evento”, explicou.

Salão Artístico Estudantil
Salão Artístico Estudantil receberá inscrições até o dia 30 de setembro - Foto: Divulgação

Participe

O trabalho pode ser realizado por até dois alunos e enviado para a 36ª CRE até o dia 30 de setembro. O desenho escolhido pela escola para integrar a mostra, deve ser pintado em uma tela de 40 cm x 50 cm e feito em aquarela ou tinta. Cada escola poderá participar apenas com uma obra representando seu educandário. A vernissage e exposições das telas terão datas divulgadas posteriormente pela Coordenadoria. O regulamento completo está disponível no site da 36ª CRE e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail gab36cre@seduc.rs.gov.br.

Segunda edição

O Salão Artístico Estudantil surgiu em 2020 com a ideia de incentivar e desafiar os estudantes neste período de distanciamento social. A primeira edição teve o tema Em Tempos de Pandemia e estimulou a criatividade e as habilidades artísticas dos alunos que realizaram um desenho e a pintura deste em uma tela. Foram ao todo 55 telas participantes, produzidas pela Rede Estadual de Ensino.
O projeto conta com o apoio do Jornal da Manhã, que fará a entrega de diplomas de Mérito Artístico para os quadros que mais se destacarem durante o salão.