Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Curso capacita professores para análise de Fake News

Formação em parceria com a Unesco inclui conceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Publicação:

EducaMídia é um programa do Instituto Palavra Aberta e foi criado para capacitar professores e organizações de ensino
EducaMídia é um programa do Instituto Palavra Aberta e foi criado para capacitar professores e organizações de ensino - Foto: Instituto Palavra Aberta
Por Diego da Costa

Com o intuito de preparar os estudantes para o uso das novas tecnologias, fomentando o pensamento crítico diante das notícias falsas (as chamadas Fake News), o Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Unesco, está ofertando aos professores da rede pública e privada, o curso Educação Midiática. A capacitação de 30h, que trabalha conceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está dividida em quatro módulos e é oferecida totalmente pela plataforma on-line no link www.educamidia.org.br.

Os módulos são divididos nos seguintes temas: Comunicação como Direito; Campo Jornalístico-Midiático; Produção e Circulação de Informação na Era Digital e, por fim, Comunicação de Marcas e Novos Formatos de Marketing.

Conforme o diretor do Departamento Pedagógico, José Adílson Antunes, o aprendizado para as novas mídias digitais está entre as principais competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Essa necessidade não é nova, mas ganha cada vez mais urgência à medida em que saber filtrar e dar sentido ao grande fluxo de informações é um exercício diário para o conhecimento de professores e alunos”, destaca.

Curso Educação Midiática

Totalmente gratuito, o curso é 100% on-line e auto instrucional, onde o professor tem liberdade de realizá-lo no tempo que desejar.  

Fake News

Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).

As notícias têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o lado emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade ou não o seu conteúdo.

Assista o vídeo de introdução do curso

00:00:00/00:00:00

Educação Midiática

Educação Midiática Crédito: Fundação Vanzolini - Gestão de Tecnologias em Educação

Secretaria da Educação