Colégio Piratini sedia encontro de prevenção ao uso de drogas
Publicação:

Na tarde da quarta-feira (10), diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 28 escolas estaduais da Capital participaram de uma formação visando à prevenção e o combate ao uso de drogas por alunos. A atividade, promovida pela Rede Integrada de Escola Públicas do RS (Rede Escola), aconteceu no Colégio Estadual Piratini e contou com a presença da diretoria do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
A diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE/DENARC), Sônia Dall?Igna, que é a representante da Polícia Civil no Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas, programa coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), proferiu a palestra ?Prevenção às Drogas: Responsabilidade de Todos?. Os pontos abordados foram: ?O que são drogas??, origem e histórico da palavra, classificação, tipos, efeitos no organismo, mutações pelo uso intensivo, noções da nova lei de drogas e as ações da Polícia Civil na prevenção e repressão às drogas. Dall?Igna ressaltou que a prevenção ao uso indevido de drogas acontece através da educação e divulgação sobre os malefícios da droga. ?Não há inocência em alguém que diz que ao fumar um baseado não está prejudicando ninguém. Atrás disso está toda a violência gerada pelo tráfico?, alertou.
O diretor do DENARC, Delegado Heliomar Athaydes Franco, informou sobre as ações da operação ?Anjos da Lei?, que tem por objetivo identificar e prender os traficantes que estejam próximos das escolas, postos de saúde e praças, deixando assim de aliciar adolescentes na porta das escolas. Segundo o diretor, em oito meses de trabalho foram retirados das ruas 80 traficantes que agiam no entorno desses locais. O trabalho é realizado de maneira discreta sem expor as escolas e os alunos. O DENARC também realizou uma demonstração com os cães de faro que ajudam no combate ao tráfico e esclareceu dúvidas e mitos com relação ao adestramento dos cães.
Atenção aos sinais do uso de drogas, segundo a DIPE/DENARC:
Na Família: desobedecer regras, retrair-se ou deixar de se comunicar com a família, atividades furtivas ou impulsivas, como por exemplo, usar óculos escuros mesmo sem excesso de luz, usar camisas de mangas longas ou casacos mesmo no calor, reação defensiva quando mencionam drogas, desaparecimento de objetos e valores em casa ou no local de trabalho, cheiros estranhos na roupa e na boca.
Na Escola: diminuição da motivação, atitude negativa, falha nas tarefas e deveres, notas mais baixas, ausências freqüentes e problemas de disciplina.
Problemas Sociais: mudança de grupo de amigos, podendo surgir telefonemas de pessoas desconhecidas, problemas com a lei, mudanças no estilo de vida que se refletem no abandono da prática dos esportes favoritos e nas músicas.