Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

“CER com você, professor!” debate sobre a importância do diálogo com as famílias em tempos de isolamento social

Encontro desta segunda-feira (29) contou com a participação da especialista Sônia Elizabeth Bier

Publicação:

vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv
Crédito: - Foto: Sebrae
Por Diego da Costa

O Sebrae-RS promoveu, na tarde desta segunda-feira, 29 de março, o segundo episódio da nova temporada do “CER com você, professor!”. Exibidas quinzenalmente pelo canal CER Sebrae do YouTube, as lives são desenvolvidas especialmente para os professores da Rede Estadual com o intuito de abordar reflexões sobre a prática docente em tempos de pandemia.

Com a temática “Escuta ativa: O que escuto com o aluno que não aprende?”, o encontro desta segunda-feira teve  a presença da mestre em Gestão Escolar e psicopedagoga, Sônia Elizabeth Bier.  

 Ela debateu sobre as questões relacionadas ao ensino aprendizagem em tempos de isolamento social e refletiu sobre a importância da competência da escuta no ensino remoto para evitar a evasão escolar.

A pandemia acelerou o processo de mudança nas formas de ensinar e evidenciou os impactos da tecnologia e da desigualdade social. Então, a questão da escuta e do diálogo são pedras fundamentais para que a gente possa fazer uma superação deste momento de dificuldade que muitos alunos estão vivendo”, explica a especialista Sônia Bier.

Ainda, de acordo ela, o isolamento social afetou diretamente o diálogo e exigiu da relação familiar diferentes respostas para a aprendizagem de seus filhos.

“A nossa maior responsabilidade, enquanto educadores, não é só entregar o trabalho na data planejada. Nossa responsabilidade está em pensar no coletivo e ter uma relação mais próxima das famílias e da comunidade escolar”, reitera.

00:00:00/00:00:00

O CER com você, professor! Episódio 2

O CER Sebrae é uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora. (www.cer.sebrae.com.br) Estamos trazendo uma Professora muito especial para bater um papo com a gente e contar como ela e sua escola t Crédito: CER Sebrae

Novos episódios

O “CER com você, professor!” segue em 2021 com dois encontros mensais até o mês de dezembro. Os episódios ocorrem quinzenalmente sempre às segundas-feiras no horário das 17h por meio do canal CER Sebrae do Youtube.

Sobre o CER com você, professor!

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Os episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficam gravados no canal do YouTube CER Sebrae.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.


A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.


No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Seduc ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Secretaria da Educação