Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

“CER com você, professor!” apresenta formas de estimular habilidades socioemocionais

Encontro foi transmitido pelo canal CER Sebrae na tarde desta segunda-feira (14)

Publicação:

Print screen da live, com Thiago, Roselaine e Tathiana na tela
Encontro contou com a presença de Thiago Morais e Tathiana Tavares - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

O Sebrae-RS promoveu nesta segunda-feira, 14 de setembro, o sétimo episódio da série de lives da iniciativa “CER com você, professor!”. O evento apresentou, a partir de dois convidados, formas de estimular habilidades socioemocionais durante as aulas. A transmissão ocorreu pelo canal CER Sebrae no YouTube.

00:00:00/00:00:00

O CER com você, professor! Episódio 7 : Estimulando habilidade socioemocionais

O CER Sebrae é uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora. Uma iniciativa para produzir e compartilhar conhecimento, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e fomento Crédito: CER Sebrae

Com o tema “Estimulando habilidade socioemocionais”, o encontro contou com a presença do especialista em Gestão de Negócios e Gestão de Projetos Thiago Morais; e da fonoaudióloga, especialista em Neurologia e Neurofisiologia e diretora franqueada do Método Supera Tathiana Tavares.

Morais falou sobre as dimensões a serem trabalhadas no indivíduo, a fim de que ele lide com as próprias emoções. “No contexto educacional, às vezes não estamos muito acostumados a lidar com emoções e até as reprimimos. Mas as competências emocionais são importantes de serem trabalhadas, porque é um processo onde podemos aprender a conhecer, a conviver, a trabalhar e a ser”, afirma, destacando que há muitas dimensões da vida onde essas competências podem ser utilizadas.

O profissional assegura que as habilidades socioemocionais podem ser aprendidas, praticadas e os educadores também podem ensiná-las. “Fala-se muito nessas competências como habilidades do futuro, mas, na verdade, elas são do agora. Há muita coisa sendo questionada, modificada e ressignificada na sala de aula”, pontua. O especialista salienta ainda que, quando fala de empreendedorismo para a vida, se refere a habilidades que podem ser usadas não apenas em situações empresariais, mas também para se estar “no controle da própria vida”, como atitude, realização pessoal, fazer acontecer.

Tathiana falou sobre os benefícios do uso de jogos para desenvolver habilidades socioemocionais. “Nessas competências, o jogo é a nossa principal ferramenta, no Supera, para estimular nossos alunos”, conta. A profissional cita, entre as aptidões desenvolvidas pelas práticas, a empatia, a qualificação das relações sociais, a tomada de decisões de forma mais responsável, a criatividade, a paciência e a autoconfiança.

Segundo a fonoaudióloga, alunos adultos, muitas vezes, demonstram resistência a participar de jogos, porque o consideram uma brincadeira, e isto lhe traz desconforto. Uma forma de apontar a importância daquela atividade é apresentar todas as habilidades que serão estimuladas com aquele jogo. “Benefícios como autoconfiança e autoconhecimento são muito trabalhados em jogos, assim como a percepção, a memória, a atenção e a estruturação do pensamento”, relata.

Nova temporada

Na nova temporada, os quatro episódios previstos ocorrem em dose dupla, sempre com dois profissionais ministrando cada encontro. Os participantes são pessoas com vivências nos segmentos abordados e trazem dicas para que os professores se inspirem na realização de suas aulas. As edições serão quinzenais, sempre às segundas-feiras, nos meses de agosto e setembro.

Sobre o CER com você, professor!

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Assim como as edições da primeira temporada, os quatro novos episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficarão gravados no canal do YouTube CER Sebrae.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretaria da Educação