CEEE e Seduc assinam Termos de Cooperação
Publicação:

O Grupo CEEE e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) assinaram na terça-feira (29) Termos de Cooperação Técnica para combater desperdício de energia elétrica. A ação, que inclui investimentos da ordem de R$ 705,7 mil, faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e tem a finalidade de promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas cargas de iluminação em 42 prédios públicos, sendo seis da área de segurança pública e 36 prédios de escolas, sendo 20 escolas municipais de Porto Alegre e 16 escolas da Rede Estadual. O assistente técnico do Departamento de Logística e Suprimentos da Seduc, Alexander Leitão, representou a Pasta no ato. Segundo ele, as instituições da Rede Estadual incluídas no projeto estão localizadas nos municípios de Charqueadas, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Cidreira, Eldorado do Sul, Guaíba, Rio Grande, São Jerônimo, Sertão Santana e Tramandaí. Confira as escolas abaixo.
O diretor de Planejamento e Projetos Especiais da CEEE, Luiz Antônio Tirello, destaca a medida como positiva, especialmente num momento em que as questões de eficiência energética são bastante discutidas pela redução no nível dos reservatórios do País. ?Além disso, o consumo de energia elétrica tem aumentando nos últimos anos em função do acréscimo de aparelhos elétricos, o que exige também a adoção de medidas de eficiência para evitar desperdícios?, ressalta.
O trabalho de diagnóstico das instalações e substituição de reatores, lâmpadas e luminárias inicia em aproximadamente 10 dias e se estenderá até o final deste ano. Conforme as análises técnicas e econômicas da CEEE, a previsão de economia com essa medida será de 750 MWh/ano, ou o equivalente ao consumo médio mensal de energia elétrica de 400 residências. Ainda serão feitas melhorias nas instalações das penitenciárias de Dom Pedrito, Osório, Rio Grande, no Almoxarifado Central da Susepe em Porto Alegre, no Presídio Policial Militar da Brigada Militar na Capital.
Também assinaram o documento o diretor administrativo da Superintendência dos Serviços Penitenciários, Giovani Mota Moreira e a representante da Secretaria Municipal de Educação, a engenheira eletricista Marta Pokorski Sieradzki.
Escolas da Rede Estadual que participam do projeto:
EEEF Dr. Ramiro Fortes Barcelos - Charqueadas
EEEM Izaura Ibanez Paiva ? Guaiba
EEEM Otero Paiva Guimarães - Guaiba
CE Dr. Glicerio Alves - Porto Alegre
EEEM Assis Brasil - Tramandaí
CE Inacio Montanha - Porto Alegre
ETE José Feijó - Porto Alegre
EEEM Dr. Augusto Duprat - Rio Grande
EEEF Dr. Jose Athanasio - São Jerônimo
EEEM Eldorado do Sul - Eldorado do Sul
EEEM Ana Cesar - Camaquã
EEEM Mem de Sá - Cerro Grande do Sul
EEEF Nossa Senhora do Livramento - Guaiba
EEEM Com. Eduardo Secco - Sertão Santana
EEEB Raul Pilla - Cidreira
EEEB Profª. Erica Marques - Terra de Areia