Campanha alerta sociedade para os riscos da erotização infanto-juvenil
Publicação:

A secretária estadual da Educação, Nelsi Müller, participou nesta segunda-feira, dia 9, do lançamento da campanha ?Alerta à Erotização Infanto-juvenil?. O evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Magistratura, em Porto Alegre, contou com a presença de representantes de 32 instituições de diferentes segmentos da sociedade, além de membros da comunidade em geral. A iniciativa propõe a realização de discussões nos núcleos familiares sobre todo o tipo de exposição à erotização que sofrem a criança e o adolescente por meio de diferentes mídias. Na ocasião, foi promovida uma tribuna livre sobre o tema. Cada instituição participante teve a oportunidade de se posicionar sobre o assunto, relatar ações realizadas, bem como, sugerir e apresentar novas propostas.
A secretária Nelsi Muller destacou a importância da iniciativa de propor à sociedade uma ampla discussão sobre a erotização precoce. ?Essa união de esforços, certamente, levará a sociedade a uma profunda reflexão. Precisamos desenvolver uma consciência crítica e tratar desse tema com muita seriedade?, afirmou, lembrando, ainda, a necessidade de pais, familiares e educadores estarem atentos. ?A erotização e a sexualidade precoces estão presentes no dia-a-dia dos nossos jovens. Podemos constatar isso na televisão, na internet, na música, nos brinquedos, entre outros. É nosso papel preservá-los?, concluiu.
O juiz titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude, Leoberto Brancher, idealizador da campanha, afirmou que essa mobilização pretende alcançar as famílias, levando a elas o apoio das instituições envolvidas. ?Reunimos nessa iniciativa uma parcela significativa de representantes da sociedade. Precisamos estar atentos e trabalhar para que possamos apoiar os pais que estejam desorientados e fazer com que as famílias se sintam fortalecidas?,
Após o lançamento, todos os envolvidos farão o papel de multiplicadores, levando o debate para seus segmentos. Além disso, a campanha pretende contar com o apoio da imprensa para levar as discussões até a população.