Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Avaliação diagnóstica da Rede Estadual, “Avaliar é Tri RS”, irá aferir conhecimento dos estudantes na pandemia

Aplicação dos testes será realizada de 24 de maio ao dia 11 de junho de forma impressa ou digital na presença do professor

Publicação:

32bb6bc9 4d73 43cd bbfd 95b3278fd950
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Para aferir o aprendizado dos estudantes no ano de 2020, bem como avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lança a avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”.

A aplicação, que deverá ser feita de forma impressa ou digital, ocorrerá em todas as escolas da Rede Estadual de 24 de maio ao dia 11 de junho. Serão avaliados os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas de forma individualizada.

“A iniciativa, realizada ao lado das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores ações para resgatar as aprendizagens que foram prejudicadas pelo longo período sem aulas presenciais”, destaca.

Acesso à plataforma do Caed

Para a realização das provas, a equipe de aplicação, composta por membros da equipe diretiva de cada instituição de ensino, deve estar devidamente cadastrada na plataforma do Caed. O diretor da escola realizará o primeiro acesso utilizando o código Inep como seu login e senha.

Após este processo, os profissionais terão acesso às ferramentas de avaliação e poderão fazer o monitoramento de todas as atividades no sistema.

Secretaria da Educação