Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Alunos se engajam em homenagens a aniversário de escola da 28ª CRE

Vale Verde, de Alvorada, completou 32 anos de existência no último sábado (1º) e recebeu vídeos e mensagens de parabenização

Publicação:

Print do vídeo de homenagem, com a hashtag #SouParteDessaHistória
Turma criou a hashtag #SouParteDessaHistória como homenagem - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A distância física não deixou menos emocionante o aniversário da Escola Estadual de Ensino Médio Vale Verde, em Alvorada. A instituição de ensino, que completou 32 anos de existência no último sábado (1º), recebeu uma chuva de homenagens em suas redes sociais por parte de alunos, ex-alunos, professores e funcionários, em forma de mensagens, fotos e vídeos.

Uma das homenagens que mais chamou a atenção foi um vídeo feito pela turma 202, do 2o ano do Ensino Médio, sob a coordenação do seu professor conselheiro, Evandro Pereira Delfino. Com uma trilha sonora ao fundo, o vídeo é composto por imagens dos estudantes e do docente empunhando cartazes com a hashtag #SouParteDessaHistória, criada pela turma, enquanto a aluna Maria Eduarda lê o seguinte texto, que escreveu sobre a instituição:

Há escolas que são como gaiolas, e outras que são asas. Ao terminar a frase, já sabemos que o Vale Verde dá asas a seus alunos, mas também os aconchega em seu ninho. O aconchego do ninho é visto quando o seu Luiz dá o seu primeiro bom dia; quando as tias da merenda nos recebem com um sorriso de orelha a orelha e com uma comida gostosa; quando a equipe diretiva se disponibiliza para nos dar suporte; quando as tias da limpeza nos recebem com uma sala limpa; e quando os nossos queridos professores não se negam a explicar mil vezes, se necessário. Falar do Vale Verde é saber que ha 32 anos a escola transmite amor em forma de luz, carinho, respeito, amizade e tantos outros valores, nos passados mês a mês pela mesma. Muito obrigada, Vale Verde, por ser o melhor ninho de conhecimento durante 32 anos.”

Segundo o professor Delfino, tudo começou quando a supervisão da escola sugeriu que os professores conselheiros organizassem com as turmas pelas quais são responsáveis alguma forma de parabenização à Vale Verde pelo seu aniversário, como forma de manter os alunos próximos e vinculados à instituição. “Minha esposa estudou boa parte da vida na Vale Verde e sugeriu que fizéssemos um vídeo motivacional. Sugeri à turma na quinta-feira (30) à noite e montamos juntos como iríamos fazer”, relata.

Na sexta-feira (31), os estudantes enviaram suas fotos e a narração para o professor, que editou o vídeo e o enviou para a direção. O material foi publicado na página de Facebook da escola no sábado de manhã e motivou muitas outras pessoas a também enviarem suas homenagens à Vale Verde.

Para Delfino, trabalhos como este reforçam o vínculo dos alunos com a escola. “Eu queria motivar os alunos, para aproximá-los das aulas, porque sabemos que a situação toda (da pandemia) está bem complicada. Procuro ter uma relação mais afetiva com eles, chamar no privado, ser ‘coach’, e fico feliz com cada um que volta a participar mais ativamente”, observa. A manutenção da proximidade dos estudantes com a escola, conforme o docente, tem muito a ver com o engajamento da direção e da supervisão da instituição, que procuram motivar e entender alunos e professores da comunidade escolar.

00:00:00/00:00:00

Homenagem para Escola Vale Verde - Turma 202/2020

Homenagem aos 32 anos da Escola Vale Verde, Alvorada/RS! Crédito: Professor Evandro

A coordenadora da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marilza Pacheco Ramos, destaca que as homenagens demonstram mais uma vez a excelência com a qual a Vale Verde desempenha seu propósito de bem ensinar. “Como criatividade é algo que todo aquele grupo, tanto de alunos como de professores, tem de sobra, foram criados trabalhos belíssimos, entre eles este vídeo emocionante do professor Evandro”, salienta. De acordo com Marilza, a coordenadoria fica encantada e orgulhosa do trabalho que a escola vem desenvolvendo ao longo desses 32 anos. “Vida longa ao Vale Verde!”

Secretaria da Educação