Adolescência é tema de peça de teatro oferecida para alunos de Ensino Médio, na Capital
Publicação:
Estudantes do 1º ano do Ensino Médio de escolas estaduais da Região Metropolitana que participam do Projeto Jovem de Futuro, uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (SEC) e o Instituto Unibanco, assistiram nesta quinta-feira, 23, a exibição da peça Adolescer, em Porto Alegre. O texto teatral trata desde o conflito entre os jovens e seus pais, o relacionamento com os amigos e professores, até assuntos como uso de drogas e álcool, sexualidade, gravidez na adolescência, entre outros.
A estudante Viviane Vilanova, do Instituto Estadual Profa. Gema Angelina Belia, de Porto Alegre, afirmou que a peça retrata bem o dia-a-dia dos adolescentes e que faz com que eles pensem em modificar algumas atitudes frente aos pais e professores. ?A nossa realidade é essa mesmo que aparece na peça. Agora, não depende só de a gente mudar a atitude. Os nossos pais e os professores também têm que entender um pouco pelo que a gente está passando?, disse.
?A importância desta ação da Secretaria é fundamental por dois motivos: primeiro por estar proporcionando a esses alunos a ida ao teatro e, segundo, pelo debate que pode ser feito na sala de aula sobre os assuntos refletidos na peça ? os relacionamentos, os valores, a moral, a ética?, essa é a opinião da professora Rejane Ayres, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, Rejane Ayres, que pretende abordar as questões expostas pela peça com seus alunos no trabalho que realiza na escola na disciplina de Sociologia.
A peça Adolescer é montagem da Cia Déjà-vu, com roteiro, direção e produção de Vanja Ca Michel. No roteiro há fragmentos dos psicanalistas Cybelle Weinberg, José Outeiral, Ruben Alves e do poeta Carlos Drummond de Andrade. A atividade é parte da programação da Semana Todos pela Educação 2009, coordenada pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), que acontece até a próxima segunda-feira, 27, reunindo eventos que visam à melhoria da aprendizagem dos estudantes e a valorização dos professores.