Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física
Publicação:
Professores de Ensino Médio que lecionam a disciplina de Física nas escolas municipais, estaduais, federais e privadas interessados em inscrever seus alunos na oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) podem cadastrar-se no site www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas até o dia 15 de julho.
O objetivo da OBF é fazer da olimpíada um instrumento para despertar e estimular o interesse pela física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas.
Ao se cadastrar, o professor receberá uma senha para ter acesso as provas que irá aplicar com os alunos em sala de aula no dia 12 de agosto, quando será realizada a primeira etapa da Olimpíada. Após, em setembro, ocorrerá a segunda etapa, uma prova discursiva, em locais determinados pelo coordenador estadual. Participarão da segunda fase os estudantes que atingirem na primeira um número mínimo de acertos, definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física. A terceira fase ocorrerá em novembro, na sede da Coordenação Estadual, com a participação dos estudantes que se classificarem na segunda fase. As provas da terceira fase têm uma parte prática com experimentos.
As olimpíadas são organizadas pela Sociedade Brasileira de Física e, no Estado, é coordenada pelo professor da Universidade de Santa Maria João Carlos Denardin. Na edição do ano passado, o Rio Grande do Sul foi premiado com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas.