Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

19ª CRE promove peça teatral em Santana do Livramento

Espetáculo “Cristal, a Cinderela Preta” é apresentado no município

Publicação:

Crédito: Guilherme Braz
Crédito: Guilherme Braz

A 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu a apresentação do espetáculo teatral “Cristal, a Cinderela Preta” e uma oficina de ritmos e danças afro-brasileiras, no Teatro Municipal, em Santana do Livramento. Estiveram presentes os servidores da 19ª CRE, gestores, professores e alunos das escolas da rede estadual do município.

A assessora para Educação das Relações Étnico-Raciais da 19ª CRE, professora Vivian Corrêa, salientou as ações de educação antirracista realizadas pela coordenadoria ao longo do ano: “Colocamos em prática atividades por meio do letramento racial e da sensibilização da comunidade, da valorização da cultura e história afro-brasileiras e indígenas no currículo, e do aumento da representatividade negra e indígena entre estudantes, educadores e gestores e pelo incentivo das atividades voltadas ao tema desenvolvidas pelas escolas”.

A coordenadora regional da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro destaca a importância do evento para a região: “Ficamos imensamente gratos pela oportunidade, bem como pela parceria e apoio ao grupo não só neste ano, como nos anteriores, com o prestígio das escolas da regional nos Festivais Internacionais de Rosário do Sul, Teatro em Cena, de forma híbrida (remoto e presencial). ”

A peça “Cristal, a Cinderela Preta”

Com texto de Marlon Britto e Paulo Evandro Costa e direção de Paulo Evandro Costa, “Cristal, a Cinderela Preta”, tem como protagonista uma atriz preta, empregada, que vai a feira e conhece um rapaz e se vê envolvida pelo mesmo e vice-versa. Sem saber que este, por sua vez, tem consigo também suas dúvidas e desalentos com uma mãe, rainha que comanda a todos com mão de ferro e não aceita a democracia e, muito menos, a igualdade para todos.

Juntos, lutam contra a opressão, tanto da casa de Cristal, quanto do castelo, que terá que aprender, na figura da rainha, que as diferenças estão aí e devem ser todas respeitadas e valorizadas. O recontar do clássico Cinderela, com uma roupagem e uma linguagem atual, que traz uma velha trama, mas enlaçada na temática da questão do racismo estrutural.

Secretaria da Educação