18º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba segue até sábado (23)

Evento ocorre no Instituto Estadual Gomes Jardim e conta com a apresentação de 224 trabalhos

18º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba irá contar com 224 curtas e longas metragens e a participação de 3 mil estudantes
18º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba irá contar com 224 curtas e longas metragens com a participação de 3 mil estudantes - Foto: Divulgação
Por Diego da Costa

Com cerca de 2 mil trabalhos inscritos e 224 curtas e longas metragens a serem exibidos, o 18º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba, que ocorre no Instituto Estadual Gomes Jardim, segue até este sábado, 23 de novembro. A mostra, que inclui filmes nacionais e internacionais, conta ainda com a participação de 85 países e envolve aproximadamente 3 mil alunos. As apresentações acontecem das 9h às 20h.

O evento, que acontece em parceria com a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ocorre desde 2002 e tem o objetivo de motivar o exercício da leitura em crianças e adolescentes, bem como incentivar a produção audiovisual através de atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar.

O diretor do Instituto Gomes Jardim, Valmir Michelon, destaca a importância do encontro: “O Festival busca revelar a capacidade dos alunos da rede básica de ensino para que trabalhem com a linguagem audiovisual e exercitem sua autoria utilizando a tecnologia”, afirma.

A titular da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Vera Lúcia da Silva, enaltece o Festival de Cinema como um dos grandes eventos da região e ressalta o trabalho desenvolvido pela direção do Instituto Estadual Gomes Jardim.  "Esta é a 18ª edição de um grande evento que, com o passar dos anos, foi tomando grandes proporções. Hoje temos, inclusive, a participação de pessoas de fora do país. Quero elogiar o trabalho do diretor Valmir Michelon e dizer que nós, da 12ª CRE, apoiamos e incentivamos este maravilhoso projeto", considera.

Categorias

As categorias estão divididas em Mostra Nacional, Alternativa e Internacional e as produções são de alunos de diferentes séries. Na Nacional, estão concorrendo 26 curtas de Ensino Médio, 29 de Anos Iniciais, 3 animações, 47 de Ficção dos Anos Finais, 15 documentários, 9 de Categoria Livre e 17 Propagandas. Na Alternativa 44 curtas estão concorrendo e 34 na Internacional.

Informações

Outras informações também estão disponíveis na fanpage www.facebook.com/cinestudantil. Os contatos podem ser feitos com o diretor do Instituto Estadual Gomes Jardim, Valmir Michelon, através do telefone: (51) 99616 7059.