Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

15ª CRE promove formação sobre ensino religioso para educadores da rede estadual

Encontros online seguem até o mês de setembro

Publicação:

Encontros online seguem até o mês de setembro
Encontros online seguem até o mês de setembro - Foto: Divulgação
Por Barbara Lima sob orientação de Bruna de Bem

Com o objetivo de possibilitar a quarta etapa das 400 horas exigidas no currículo dos educadores para que possam melhor trabalhar o Ensino Religioso em sala de aula, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, de Erechim, realizou na última terça-feira, 11, o primeiro encontro da formação Ensino Religioso e Seus Saberes 2021. As lives serão transmitidas quinzenalmente pelo canal do Youtube da 15ª CRE até setembro e servirão de suporte para as atividades solicitadas aos professores, que deverão postá-las no Portal Educação RS. 

Dando início à capacitação, o encontro teve a presença do Professor José Adilson Antunes, Diretor e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Ensino Religioso (CONER). “Nesse primeiro momento, foi debatido o perfil do professor de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul”, relembra Miriam de Grandi, professora responsável pela formação e pela CIPAVE.

Segundo ela, 132 educadores estão inscritos no sistema Eventos e Certificações do Portal Educação RS para este curso. O próximo encontro, no dia 26 de maio, será sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho, com a participação da Professora e Mestra, Márcia Caron, da Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim, e da Professora Graziela Lazzari, da 6ª CRE, de Santa Cruz do Sul, redatora do Referencial Curricular Gaúcho de Ensino Religioso para Ensino Médio, que fará suas considerações sobre o referencial que ainda não está homologado. Em outras oportunidades, serão discutidas temáticas como a manifestação religiosa do Judaísmo, do Budismo e de Indígenas. No final da formação, os professores poderão compartilhar seus “cases de sucesso” das escolas. 

Para a coordenadora Regional de Educação, Juliane Bonez, o curso de Ensino Religioso e Seus Saberes 2021 é um momento organizado para refletir sobre todos os conhecimentos que envolvem a vida. “É uma oportunidade para reciclar atitudes e para trabalhar de maneira que se contribua com a formação humana de estudantes e professores”, reflete.

Secretaria da Educação