13ª CRE promove capacitação em alimentação e higienização para as regiões de Bagé e Caxias do Sul

Cerca de 200 pessoas, entre merendeiras e serventes, já participam do curso, que vai até setembro

Imagem de um dos vídeos da capacitação
Módulos orientam sobre preparo das refeições, tipos de corte e como tornar a apresentação dos pratos atrativa - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Bagé, promove desde 22 de julho a capacitação “Boas práticas da alimentação e higienização escolar”. Voltado para merendeiras e serventes, o curso tem módulos gravados com vídeos sobre cuidados com a higienização dos alimentos, preparo das refeições, tipos de corte e como tornar a apresentação dos pratos mais atrativa para os alunos.

Cerca de 200 pessoas já estão inscritas no curso, que, na região de Bagé, ocorre até 22 de setembro, com um encontro por semana, às quartas-feiras, na plataforma Google Sala de Aula. A partir de agosto, o mesmo curso será oferecido para a região abrangida pela 4ª CRE, de Caxias do Sul.

Segundo a coordenadora da 13ª CRE, Miriele Barbosa, a regional decidiu criar esta capacitação a partir de uma demanda de diretores, sobre como aproveitar o tempo ocioso da quarentena para fazer com que a alimentação escolar se torne mais atrativa para as crianças, a fim de que se motivem, por exemplo, a comer mais frutas e verduras. “O aprendizado não ocupa espaço e, quanto mais a gente aprende, mais a gente se qualifica. Por isso, diante da solicitação de diretores, bolamos um curso que amplia a capacitação de merendeiras e serventes neste período”, conta.

Miriele ressalta, ainda, a importância da parceria entre CREs. “Temos um grupo aqui que trabalha bem próximo, já fizemos atividades com Pelotas, Rio Grande, Caxias, Livramento. Nossa região está sempre trocando, porque o que uma está fazendo pode ser útil para a outra”, destaca. A expectativa é de que a capacitação em alimentação escolar também seja replicada para a 5ª e a 19ª CREs, de Pelotas e Santana do Livramento, respectivamente.

Formação para secretários de escolas

A 13ª CRE também está promovendo um curso de formação para 130 secretários de escolas. A capacitação envolve módulos sobre o uso do Google Sala de Aula e outras ferramentas importantes para o trabalho remoto dos profissionais. As aulas devem ocorrer até o final de agosto, duas vezes por semana.