VAMO PRA CIMA: Aulões de redação encerram maratona de reforço para o ENEM
Os professores youtubers Fernanda Pessoa e Henrique Araújo apresentaram dicas de escrita para buscar a nota mil
Publicação:
Após uma maratona de oito encontros ao vivo, transmitidos ao longo do mês de agosto e setembro no Canal TV Seduc RS, os aulões de reforço da Campanha Vamo pra Cima se encerram nesta semana, com foco na redação. Os professores e youtubers Fernanda Pessoa e Henrique Araújo apresentaram dicas e técnicas de escrita para os alunos da Rede Estadual, mostrando os caminhos para alcançar a nota máxima no Enem.
Em parceria com a ONG Embaixadores da Educação, a Secretaria da Educação (Seduc) está mobilizando estudantes de todo o Estado com uma série de ações motivacionais do Vamo pra Cima. A iniciativa está centrada nos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, prestes a concluir a educação básica, que possuem no Enem uma porta de entrada para seguir os estudos no Ensino Superior.
A professora pernambucana Fernanda Pessoa trabalha com preparação para provas e concursos há mais de 25 anos. Dona de um curso pré-vestibular que já ajudou milhares de alunos a entrar na universidade, ela compartilhou essa experiência durante a aula do dia 25 de setembro.
“Acreditamos em um processo de escrita que seja a partir do pensar, ou seja, é preciso refletir antes de escrever”. Com essa afirmação, Fernanda abriu a aula, mostrando que é possível dividir os temas do Enem em eixos, que servem como parâmetros para articular a redação. Dessa forma, ela sugeriu que o estudante tente conectar e organizar as diferentes disciplinas cobradas na prova para criar um repertório sociocultural, servindo de base para o momento da escrita.
Como exemplos, Fernanda destacou obras literárias e artísticas, citando os livros "O Cortiço" de Aluísio Azevedo e "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto, que podem ser usados para discutir problemas sociais, urbanização e vulnerabilidade. A professora também trouxe casos de redações anteriores que tiraram nota máxima, ressaltando a estrutura básica, que articula de forma clara e coerente as etapas de introdução, desenvolvimento e conclusão.
No encerramento das aulas, no dia 26 de setembro, o professor gaúcho Henrique Araújo seguiu com o enfoque da redação. Especialista no estilo de texto dissertativo-argumentativo cobrado pelo Enem, ele também é formado em teatro. Ao unir o ensino com a área teatral, Henrique desenvolveu uma didática própria, que utiliza nas redes sociais. No encontro final dos aulões, ele abordou a importância de desenvolver bons argumentos.
“A argumentação é o que o ENEM quer ver no seu texto. Não basta só selecionar fatos e opiniões, você precisa desenvolvê-los, relacioná-los e interpretá-los,” afirmou. Além disso, como a redação do Enem costuma trazer uma problematização, o professor recomendou que os alunos escolham alvos para criticar. Para isso, ele reforçou como o texto deve ser elaborado durante a prova, construindo as fases de maneira que expliquem porque determinada situação existe e como ela pode ser transformada.