UFRGS propõe pesquisa sobre ensino médio na rede estadual
Publicação:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Programa de Pós-Graduação, fará, a pedido do Ministério da Educação (MEC), avaliação sobre os resultados de dois projetos relacionados ao Ensino Médio (EM) na rede estadual: o Projeto Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco (IU), e a reforma do ensino médio proposta pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A ideia da pesquisa ?Avaliação da implementação de projetos para o ensino médio: caso do Instituto Unibanco em Minas Gerais e no RS e o caso do Ensino Médio Inovador/Politécnico no RS? foi apresentada na manhã desta quinta-feira (7) pelo coordenador do Programa na UFRGS, professor Jorge Alberto Ribeiro, ao diretor pedagógico da Seduc, Silvio Rocha e assessores do Departamento Pedagógico da secretaria.
A pesquisa está dividida em duas etapas. Em 2013, serão avaliadas 12 escolas que fizeram parte da primeira fase do Projeto Jovem de Futuro, do IU, com apresentação do relatório final no mês de dezembro. Em 2014, a UFRGS se debruçará sobre a reestruturação curricular proposta pela Seduc, que está em curso na rede. De acordo com Ribeiro, as pesquisas foram encomendadas pelo MEC, dentro da perspectiva do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).
O diretor Silvio Rocha destacou que o olhar da universidade é muito bem-recebido pela Seduc. De acordo com o dirigente, a análise da Academia sobre o andamento da reestruturação curricular, a partir de pesquisa científica, constitui importante ferramenta para a secretaria, na medida em que apresentará a visão externa dos resultados obtidos na rede, incluindo as limitações, obstáculos e avanços registrados nos dois primeiros anos (em 2012 e 2013 a reestruturação aconteceu nos 1ºs e 2ºs anos do EM) e no decorrer da implantação da proposta da Seduc no 3º ano do EM.