Trilha Formativa de Acolhimento em Contexto de Trauma é ampliada para coordenadores regionais de Educação
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Ampliando o trabalho realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) diante da crise meteorológica, as Trilhas Formativas de Acolhimento em Contexto de Trauma foram estendidas aos coordenadores regionais de Educação e às chefias pedagógicas, administrativas e de Recursos Humanos, além dos mentores pedagógicos. Os encontros começaram nesta quinta-feira (16/5).
Desenvolvida em parceria com a Vozes da Educação e o Instituto Unibanco, a formação abrange conceitos de saúde mental e de competências socioemocionais, com ênfase em atividades preventivas. O objetivo é auxiliar o trabalho pedagógico em momentos de estresse pós-catástrofe, alinhando conceitos-chave de atuação e buscando minimizar os impactos que as enchentes possam ter provocado no equilíbrio emocional da comunidade escolar.
A abordagem da Trilha é dividida em encontros síncronos, elaborados de forma a ter conteúdo expositivo e um momento de diálogo. A metodologia parte da perspectiva de que a rede de ensino precisa se adaptar e se transformar em um espaço acolhedor para atender às necessidades de estudantes e professores em um cenário de crise.
Para isso, a formação traz noções como os Primeiros Socorros Psicológicos na Escola (PSP-E). São medidas que, após uma situação de emergência, procuram realizar um acolhimento imediato e pontual. O intuito é que os participantes da Trilha Formativa possam entender e identificar sinais de estresse no ambiente escolar, agindo de modo a fornecer apoio – desde acalmar e orientar emocionalmente até conectar a rede de apoio.
Além disso, ao longo da Trilha Formativa, outro ponto de destaque é o esforço para que os próprios educadores percebam a importância do autocuidado com vistas a um trabalho eficaz e contínuo na rede escolar.
Os encontros, que seguem até 23 de maio, disponibilizam materiais de apoio e contam com atividades de avaliação.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom