SUEPRO apresenta proposta de cursos binacionais para consulado uruguaio
Publicação:
SUEPRO apresenta proposta de cursos binacionais para consulado uruguaio
O diretor da Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul (SUEPRO), Martim Barboza, esteve no Consulado do Uruguai, localizado no município do Chuí, nesta segunda-feira, dia 08, onde apresentou a proposta dos cursos técnicos binacionais que serão oferecidos a alunos brasileiros e uruguaios na área de Gestão em Turismo e em Agropecuária.
Segundo Martim, a reunião foi coordenada pela representante do Consulado uruguaio, Liliana Buonomo, que apresentou a proposta daquele país, referente aos cursos. ?A partir de agora, a Superintendência emitirá parecer descritivo fazendo considerações e alterações sobre a proposta apresentada, se for o caso?, disse o diretor, acrescentando que também será estudada a questão legal da binacionalidade dos cursos .
No Brasil, será oferecido o curso de Gestão em Turismo, com cerca de 30 vagas, 15 para cada país. As aulas serão ministradas na Escola Estadual Marechal Soares de Andréa, no município gaúcho do Chuí. O Uruguai, por sua vez, oferecerá, na cidade uruguaia do Chuy, o curso de Gestão em Agropecuária (criação de gado, florestal e arrozeira), com o mesmo número de vagas, para 50% de alunos brasileiros e 50% de uruguaios.
Conforme Martim, este programa de parceria com o Uruguai serve como projeto piloto para a construção da Escola Técnica Binacional que deverá ser instalada no Chuí. "Temos também o objetivo de atender a demanda da região, pois, através destes cursos os alunos trabalharão com legalidade de diplomação nos dois países", salientou.
Martim salientou, ainda, que a SUEPRO, a partir da definição dos projetos, identificará as necessidades de equipamentos, enquanto a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE-Rio Grande) buscará os recursos humanos para colocar em prática o curso de Gestão em Turismo.
Porto Alegre, 08 de dezembro de 2003