Servidor da Seduc e NEEJA Julieta Villamil Balestro, de Charqueadas, recebem prêmio Educação RS, do Sinpro
Publicação:

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS) realizou na noite desta sexta-feira (16) a entrega do Prêmio Educação RS, em três categorias: Profissional, Instituição e Projeto. O secretário de Educação, Vieira da Cunha, acompanhou a solenidade, que ocorreu na sede do Sinpro.
O professor Rodrigo Venzon, que atua na Secretaria da Educação como interlocutor junto às escolas indígenas, foi premiado na categoria Profissional. Rodrigo atua ao lado de 17 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para assegurar o atendimento específico que respeite o bilinguismo e a interculturalidade. Rodrigo concorreu com outros 13 indicados.
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Julieta Villamil Balestro, de Charqueadas, também foi premiado, na categoria Projeto. O reconhecimento foi para a iniciativa Quebrando as Grades da Inclusão, que provoca nos jovens privados de liberdade a reflexão sobre como seria a vida deles caso não tivessem cometido crimes. Ao todo, 30 projetos concorreram ao prêmio.
A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) foi a vencedora na categoria Instituição. O prêmio reconhece o trabalho da escola inaugurada em 2009, cujo objetivo é ofertar ensino técnico aos filhos de pequenos agricultores. Outras oito instituições concorreram ao prêmio.
O Colégio Coração de Maria, de Santa Maria, recebeu Menção Honrosa pela iniciativa da equiparação salarial dos professores do ensino fundamental.
Os vencedores do Prêmio foram escolhidos através do voto de uma comissão julgadora e dos professores associados ao Sinpro. Foram avaliados o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.