Semana do Estudante: ex-aluna da Rede passou em Medicina na UFRGS enquanto fazia hemodiálise

Nesta semana, serão publicadas reportagens com diferentes histórias de alunos que se destacaram pela sua atuação estudantil

Foto de Amanda em frente à Faculdade de Medicina da UFRGS
Amanda Vitoria Luciano Gomes é ex-aluna das escolas estaduais Inácio Montanha e Gema Angelina Belia - Foto: Arquivo Pessoal
Por Isabella Sander

Amanda Vitoria Luciano Gomes, de 22 anos, é ex-aluna das escolas estaduais Inácio Montanha e Gema Angelina Belia, ambas de Porto Alegre. A jovem enfrenta desde os 13 anos problemas no rim causados pela Granulomatose de Wegener, uma doença autoimune. Entre hemodiálises, transplante, perda do novo órgão e mais hemodiálises, Amanda se apaixonou pela Medicina e resolveu fazer dela a sua profissão. Após três anos tentando, em 2019 veio a boa nova: passou na UFRGS e iria, enfim, realizar seu sonho.

Foto de Amanda com um cartaz escrito "Bixo Med UFRGS Amanda"
Ela fazia cursinho de manhã e ficava no hospital à tarde - Foto: Arquivo Pessoal

A jovem conta que era muito estudiosa no Ensino Fundamental, mas, no Ensino Médio, já não queria mais estudar. A virada aconteceu quando, no 3º ano, Amanda perdeu o rim que tinha recebido por transplante e precisou recomeçar a fazer hemodiálise – com a convivência com os profissionais no hospital, resolveu ser médica. Com o objetivo em mente, terminou o colégio, começou a fazer cursinho pré-vestibular de manhã (e hemodiálise à tarde) e voltou a estudar bastante. Ela segue fazendo hemodiálise, enquanto aguarda um novo rim na fila de espera.

“Os meus médicos me ajudavam, assim como os professores que eu tive no Inácio Montanha”, recorda a universitária. Ela contou especialmente com o apoio da professora de Biologia, matéria de que sempre gostou, mas achava muito difícil.

A chegada da pandemia de coronavírus ao Brasil fez com que as aulas de Amanda fossem interrompidas após 10 dias. No dia 19 de agosto, a jovem iniciará os estudos remotos na universidade federal. “Não vejo a hora de começar. Vamos perder coisas importantes, como a assistida aos postos de saúde, que acontece no primeiro ano de faculdade, mas estou ansiosa”, comenta.
Pela aprovação no vestibular da UFRGS, a estudante diz que só tem a agradecer à escola pública e ao cursinho. “Eu sempre vou agradecer à escola pública, que é muito desvalorizada e, mesmo assim, os professores dão aulas ótimas”, ressalta.

Para aqueles que, como ela, sonham grande, Amanda pede para que não deixem de acreditar no que desejam. “Por mais que digam que você não vai conseguir, para nem tentar, não é impossível: qualquer sonho é possível. Não deixe de perseguir o sonho, porque, quando a gente consegue alcançar, é a melhor sensação do mundo”, revela.

Dia Nacional do Estudante

Ao longo desta semana, na qual é celebrada o Dia do Estudante, 11 de agosto, serão publicadas reportagens com diferentes histórias de alunos que, de uma forma ou de outra, se destacaram pela sua atuação estudantil.