Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Semana da Pessoa com Deficiência engaja estudantes da rede estadual

Publicação:

Exposição está disponível para visitação das escolas
Exposição está disponível para visitação das escolas
Por Bruna de Bem

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorreu entre os dias 21 a 28 de agosto engajando centenas de estudantes em diversas atividades nas escolas da rede estadual de ensino. Foram momentos de integração entre os alunos e a comunidade escolar, divulgação dos diversos talentos artísticos da rede, além do estímulo ao diálogo sobre as diferenças, abrangendo todas as faixas etárias de estudantes.

Na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Ijuí, o estudante Arthur Wegner, do 5º ano da Escola Carlos Zimpel, montou sua própria exposição artística. As obras do aluno chamam a atenção devido a sua aptidão para a pintura. “Não nasci sabendo desenhar, mas com dedicação e esforço diariamente, fui melhorando e evoluindo”, explicou. A exposição estará no saguão de entrada da CRE até o dia 3 de setembro, ficando disponível para visitação das escolas da rede. A montagem da exposição foi acompanhada pela coordenadora regional, Eveline Eberle, pela coordenadora pedagógica adjunta, Leila Franco, a vice-diretora da Escola Carlos Zimpel, Maria da Graça e a professora Estela Sieder, além do aluno e seu pai Alexandre Wegner.

 Com o tema “Novos caminhos: desafios para trilhar o futuro", escolas da região de abrangência da 8ª CRE (Santa Maria) realizaram uma série de atividades voltada à discussão sobre respeito às diferenças. Alunas do Ensino Médio da EEEB Rui Barbosa (Pinhal Grande) realizaram a criação de um mural após leitura e diálogo sobre o livro "Extraordinário", de R. J. Palacio. Elas selecionaram frases divulgadas na internet ou extraíram trechos do livro que possibilitaram reflexões sobre a importância de acreditar em si diante das próprias singularidades. Na escola Tiaraju (São Sepé), turmas do 1° ao 5° ano  participaram de contação de histórias e momentos de música e dinâmicas em  um trabalho colaborativo entre as professoras regentes e a educadora especial da escola. A semana também foi de rodas de conversas entre as turmas da Escola João Link Sobrinho (Santa Maria), onde os alunos receberam textos sobre inclusão, participaram de um debate e fizeram a confecção de cartazes. A professora de Educação Especial da escola Laerte Jobim (São Francisco de Assis), desenvolveu diversas atividades como a sensibilização através de vídeos relacionados à inclusão, debates e desafios. Alunos dos anos inicias fizeram brincadeiras e atividades adaptadas.

 A equipe da escola Nossa Senhora de Oliveira (23ª CRE), de Vacaria, fez a montagem do Dicionário da Inclusão, além disso, estudantes dos primeiros anos participaram de contação de histórias e confecção de cartazes sobre a temática. Na escola Padre Efrem (Vacaria), os Jogos Paralímpicos foram assunto entre os estudantes, que confeccionaram trabalhos sobre modalidades esportivas, a rotina dos atletas, além de conhecerem mais sobre o sistema braille e a linguagem brasileira de sinais (Libras).

 Na escola Dr. Alfredo D’Amore (Carazinho/39ª CRE), inspirados pelo livro “O Chá das Maravilhas”, de Léia Cassol, alunos e toda a equipe escolar trabalharam em momentos de diálogos sobre as diferenças, troca de vivências, além da confecção de trabalhos sobre a temática.

 Já estudantes com deficiência visual da Capital terão acesso a um livro novinho e transcrito para o sistema braille. Na sede da 1ª CRE (Porto Alegre), ocorreu a entrega de 25 exemplares em braille, além de 200 em tinta, do livro “A incrível história de Salvador Penacho”, de Rodrigo Munaro. O evento contou com a presença da Equipe da Educação Especial da Seduc.

 

 

 

 

 

Secretaria da Educação